Zoobotânico de Brusque: Conheça espécies pré-históricas do parque

O Zoobotânico de Brusque possui uma vasta área que serve tanto para visitação quanto para preservação de fauna e flora. […]

BRUSQUE

  10 de fevereiro de 2023


Ouça o texto
Zoobotânico de Brusque: Conheça espécies pré-históricas do parque

O Zoobotânico de Brusque possui uma vasta área que serve tanto para visitação quanto para preservação de fauna e flora. Nos caminhos do parque, os visitantes podem encontrar espécies nativas e exóticas, algumas delas até mesmo pré-históricas, como a tartaruga-mordedora.

O animal, que é nativo das Américas, como o Canadá até o Equador, recebe este nome devido a sua boca. Com formato de bico, extremamente potente, sua mordida pode ultrapassar 600 quilos, mais forte que a de um leão. Considerado um animal violento, as Chelydra serpentina, vivem em água doce, gostam de beiras de rios, lagoas e se escondem na lama.

Fósseis dessas espécie indicam que elas já estão em circulação no planeta há mais de 200 milhões de anos. Vivem em média 30 anos, possui cerca de 50 centímetros e pesa mais de 35 quilos. A cauda é maior do que as demais espécies de tartarugas, além de ter uma carapaça grossa e garras grandes e afiadas, lembrando muito um dinossauro.

Carla Molleri, coordenadora ambiental do parque, explica que devido ao estilo de vida do animal, muitas vezes é difícil os visitantes vê-la. “A nossa tartaruga-mordedora divide o recinto com os jacarés. Para se alimentar, elas se escondem em meio a lama, ficam com sua mandíbula aberta aguardando que peixes venham em sua direção. Devido a isso, os visitantes muitas vezes não podem apreciar a espécies, já que ela fica sempre escondida”.

Xaxim, a planta pré-histórica

Quando fala-se em flora, a espécie mais antiga do zoo, é a Dicksonia sellowiana, os xaxim. Ameaçadas em extinção, os xaxins existem a cerca de 150 milhões de anos. No zoo, diversos exemplares delas podem ser vistos, principalmente, na trilha do parque.

Utilizada também para a fabricação de vasos, a planta está em extinção devido ao desmatamento ilegal e a intensa exploração comercial à jardinagem e floricultura. “A comercialização do xaxim é crime. Essa espécie leva em média 20 anos para chegar em 50 cm de altura”, finaliza Carla.

Para conhecer essas e outras espécies, visite o parque. O Zoo está aberto a visitação pública de terça a domingo das 8h30 às 17h30. O valor do ingresso é de R$10. Meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e o acompanhante, crianças que possuem 5 anos até 11 anos e 11 meses, idosos acima de 60 anos e professores. Todas as formas de meia-entrada precisam ser comprovadas na hora da compra do ingresso. Crianças de até 4 anos e 11 meses não pagam entrada.

Inscreva-se na newsletter.