”Xô Dengue”: Crianças do CEI Tia Lisa fazem pedágio no bairro São Pedro

Alunos da turma do Pré II distribuíram panfletos e exibiram cartazes com desenhos que eles mesmos produziram

26 de maio de 2022

”Xô Dengue”: Crianças do CEI Tia Lisa fazem pedágio no bairro São Pedro

Dentro da mobilização que envolve toda a rede municipal de ensino para o combate à proliferação de focos e de casos de dengue em Brusque, na manhã desta quinta-feira (26), foi realizada uma blitz na Rua São Leopoldo, bairro São Pedro. A ação foi desenvolvida pelas crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil Tia Lisa. Com a ajuda da polícia, os pequenos se dirigiram aos veículos e efetuaram a entrega de panfletos sobre a dengue para condutores e acompanhantes dos veículos.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Nelita Kirchner, nesta faixa etária as crianças precisam estar inseridas em um meio social com interação e troca de ideias, na qual serão capazes de socializar os saberes e participarem de uma aprendizagem significativa. Por isso, a turma do Pré II representou o CEI na blitz desta quinta-feira, em uma atividade que envolveu as crianças, os pais, funcionários do CEI Tia Lisa e comunidade em geral.

A blitz ocorreu após uma semana de sensibilização e mobilização das crianças para o momento. “As professoras e monitora exploraram o tema com teatro, vídeos, contação de histórias e confecção do folder e cartazes. Combinamos de fazer a blitz em parceria com o 1º Sargento da Polícia Militar de Brusque, Edson Sidney Gielow, que prontamente veio até o CEI, conversou com as crianças e nos acompanhou no movimento, organizando o local e parando os veículos que circulavam pelo bairro”, destaca Nelita Kirchner.

Para ela, a receptividade da população local foi extremamente positiva. “As famílias se dirigindo ao local combinado com seus veículos, agradecendo a importância do tema, muitos carros passavam e buzinavam, as crianças estavam radiantes, pois estavam distribuindo um folder explicativo sobre a dengue e que constava o desenho deles no trabalho”, acrescenta.

O Projeto

Lançado oficialmente em 06 de abril, o Projeto “Xô Dengue”, da Secretaria de Educação, tem ações administrativas e práticas pedagógicas para orientar e mobilizar a comunidade escolar no combate e prevenção ao Aedes aegypti.

Isto porque, para a gestão da pasta, combater a dengue e prevenir a infestação pelo mosquito Aedes aegypti é missão de todos. E diante do aumento de focos e de casos da doença na cidade, na região e no Estado, a Educação Municipal decidiu se engajar neste importante movimento.

O “Xô Dengue” estabelece atividades de âmbito administrativo e sugestões pedagógicas que, com criatividade e a cargo das próprias equipes, estão sendo colocadas em prática nas unidades da rede municipal de ensino.