X Semana da Família é oficialmente aberta

Solenidade na Câmara de Vereadores teve bênção ecumênica, homenagem e conferência

13 de maio de 2022

X Semana da Família é oficialmente aberta

“O futuro da humanidade passa pela família”. Com este tema central, foi aberta oficialmente, na manhã desta sexta-feira (13), a X Semana da Família Ecumênica de Brusque. O evento, que reúne fiéis de comunidades evangélicas e católicas, tem extensa programação de atividades que iniciaram no último dia 07 e seguem até 21 de maio, com o já tradicional Festival Uma Tarde em Família. A ação é promovida pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), que reúne a Igreja Católica, Igreja Evangélica Luterana, Conselho de Pastores, organismos da sociedade organizada e poder público de Brusque.

A sessão solene de abertura da X Semana da Família foi realizada em Assembleia Especial, no plenário da Câmara de Vereadores. Entre os pontos altos da solenidade, a bênção e a oração do Pai-Nosso conduzido por todos os líderes religiosos.

Também, a homenagem feita pelo Grupia ao casal Florentina Luiza Bertotti Vicentini e Nilo Vicentini, pelos 25 anos de serviços prestados à Pastoral da Esperança, especialmente no Cemitério Municipal Parque da Saudade.

E a conferência apresentada pelo cantor cristão e palestrante Asaph Borba, que apresentou uma parábola e elencou pilares de sustentação da família e de um casamento: amor, perdão, honra, respeito e sonhos. Participaram do ato autoridades civis, militares e eclesiásticas de Brusque e da região.

Para o Vice-Prefeito Gilmar Doerner, que no ato solene representou o Executivo Municipal, “é muito importante fortalecer os laços familiares e mostrar para a sociedade uma família forte, já que uma família forte é sinônimo de uma sociedade forte”. Para ele, “nunca teremos uma sociedade forte se a família não for forte” e neste contexto, afirma, o Grupia sempre tem valorizado e mostrado a importância da família. “No interior da família é onde crescemos. Temos dificuldade mas aprendemos a lidar com essa dificuldade e nos tornamos mais fortes. E Brusque também é uma família”.

Já o coordenador do Grupia, Paulo Vendelino Kons, considera a família um ente “imprescindível e necessário para que haja uma sociedade feliz e acolhedora, e o estado, o município, o poder público possa bem funcionar”. Por isso, a entidade definiu como tema do evento deste ano “O Futuro da Humanidade Passa Pela Família”.

Afinal, segundo ele, não existe uma humanidade sem família. “É um projeto e é um presente que vem do céu, e essa decisão de todos nós, de reconhecermos e valorizarmos a família que temos, mesmo que existam dificuldades, a mamãe, o papai, os irmãos entre si, e que possamos de forma solidária estender a mão para a família do vizinho, da nossa comunidade que precisa de uma palavra de ternura, de ser lembrado que é essencial o perdão, a gratidão, o reconhecimento e ninguém é capaz de sobreviver nessa vida, sozinho”.