Visita guiada no Instituto Aldo Krieger relembra a trajetória do músico

Neste ano a instituição completou 20 anos de atuação

BRUSQUE

  4 de agosto de 2022


Ouça o texto
Visita guiada no Instituto Aldo Krieger relembra a trajetória do músico

Na tarde do feriado desta quinta-feira (04) ocorreu a visita guiada no Instituto Aldo Krieger (IAK). A visita consiste em apresentar histórias, obras e relembrar o passado de Aldo e sua família.

Carmelo Krieger, filho de Aldo Krieger é quem comanda a visita. No primeiro momento, Carmelo explica quem foi Aldo Krieger, sua importância para música brusquense, além de exaltar outros artistas com quem Aldo trabalhou. Após isso, a conversa torna-se sobre Edino Krieger, irmão de Carmelo. Edinho atualmente vive no Rio de Janeiro, e contribuiu muito para a música. Além de mostrar espaços da casa em que Aldo viveu, acervo de discos e livros antigos, e objetos raros que a família utilizou.

Aldo Krieger, brusquense nascido em 1903, ainda criança aprendeu tocar diversos instrumentos como violão, violino, bandoneon e saxofone. Organizou o primeiro Jazz Band de Santa Catarina, e fundou o grupo Chopp com Rosca, que agitava o carnaval na cidade com dança e chorinhos. Fundou o Conservatório de Música em Brusque, onde ensinava diversos alunos a tocarem. Criou o Hino do centenário de Brusque, e muitas outras composições.

O IAK foi criado em 2002, situado na Rua Paes Leme, 63, Centro de Brusque. O tour acontece na casa onde o próprio Aldo viveu parte da sua vida. A sociedade é sem fins lucrativos, e tem como objetivo promover e fomentar a cultura em Brusque. Em 2007, o Instituto foi declarado Utilidade Pública pela Lei n° 3.029. A visita precisa de agendamento pelo telefone (47) 3251-1833 e tem preço único de R$ 20,00.

“A preservação da casa, do acervo, e do próprio Instituto Aldo Krieger tem uma importância fundamental para cidade, estado, porque hoje em dia é tão difícil preservar o acervo, e muitas pessoas acabam desistindo. Nós estamos batalhando, com ajuda do Governo Municipal, da Fundação Cultural, para poder viabilizar a vinda das pessoas, para conhecer não só o acervo deixado pelo Aldo e sua mulher, mas também conhecer as obras do Aldo, às músicas deixadas por ele e que fazem uma diferença muito grande na história da música brasileira como todo”, destaca Carmelo, filho de Aldo Krieger.

A programação faz parte do aniversário de Brusque, que segue até domingo (07). No próximo sábado (05), acontecerá um tour histórico pelo Museu de Azambuja, Casa de Brusque e Instituto Aldo Krieger. Informações e inscrições pelo telefone (47) 9 9972-1735.

Inscreva-se na newsletter.