Vigilância em Saúde inicia capacitação para testagem de Covid-19 nas empresas

Parceria entre Secretaria de Saúde e Acibr foi anunciada na terça-feira (15)

BRUSQUE

  17 de fevereiro de 2022


Ouça o texto
Vigilância em Saúde inicia capacitação para testagem de Covid-19 nas empresas

A Secretaria de Saúde anunciou na terça-feira (15), a parceria com a Associação Empresarial de Brusque (Acibr), para a realização de testes de Covid-19 em funcionários. No total, cinco empresas deverão executar as testagens, nesse primeiro momento. Lembrando, que de acordo com o decreto, os empreendimentos precisam ter um ambulatório médico, próprio ou ter contrato com empresa prestadora de serviço na área de saúde, além de passarem por uma capacitação com a equipe da Vigilância em Saúde.

A primeira delas, a Zen S. A. iniciou o treinamento nesta quinta-feira (17). Profissionais da Vigilância em Saúde, foram até a empresa e repassaram todo o protocolo necessário para a realização dos testes. No total, serão 100 exames por mês, para cada empresa credenciada, fornecidos pelo Ministério da Saúde.

A diretora da Vigilância, Ariane Fischer, explica que esse processo é importante. “Vamos realizar essa capacitação em todas as empresas que receberão os testes. Precisamos ter um entendimento comum, de manuseio, execução, e finalização do exame. As empresas também deverão notificar quando da ocorrência de testes positivos para fins de notificação no SUS, e até para justificarmos o uso desses exames e, tudo isso tem um protocolo, por isso esse treinamento”.

De acordo com Ariane, conforme as demais empresas, a ZM, Sancris, RenauxView e Fischer, estiverem aptas para realizar os testes, os treinamentos irão acontecer.

Inscreva-se na newsletter.