Vacina contra Influenza está disponível para pessoas com idade entre 20 e 49 anos

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) encerrou nesta terça-feira (30). Agora a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina […]

BRUSQUE

  2 de julho de 2020


Ouça o texto
Vacina contra Influenza está disponível para pessoas com idade entre 20 e 49 anos

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1) encerrou nesta terça-feira (30). Agora a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina para adultos com idade entre 20 e 49 anos, pois é a faixa etária com maior número de casos de Covid-19. Para se vacinar é necessário ter em mãos a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A dose está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacina.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes, “isso vai ajudar os profissionais de saúde neste momento de pandemia, pois os sintomas de Covid-19 e H1N1 são parecidos. Além disso, vai evitar um congestionamento nos serviços de saúde”.

Durante a campanha, em Brusque, foram aplicadas 23.991 doses da vacina, o que significa 91,46% os grupos prioritários. Idosos, profissionais de forças de segurança e salvamento e trabalhadores de saúde foram os grupos, cuja cobertura superou os 100%.

Bebês com idade entre seis meses e um ano, onze meses e 29 dias chegaram a 87,98% da cobertura, já crianças entre dois e quatro anos, onze meses e 29 dias a cobertura foi de apenas 55,85%. Em crianças de cinco anos completos a cobertura foi de 54,55%. Entre as gestantes, a procura também foi baixa, apenas 64,32% delas foram vacinadas.

Entre professores a cobertura vacinal foi de 75,36%. Já adultos com idade entre 50 e 59 anos e funcionários do sistema prisional a cobertura foi de cerca de 50%. O grupo das puérperas foi o que teve menor procura, 34,27%.

De acordo com Alícia a avaliação final foi positiva. “De forma geral nossa cobertura foi boa, conseguimos atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e conseguimos imunizar mais pessoas que nos últimos anos”.

Inscreva-se na newsletter.