Uso facultativo de máscaras: “Este é mais um passo adiante na luta contra a pandemia”, afirma secretário de Saúde

Osvaldo Quirino de Souza orienta a população que complete o seu esquema vacinal

8 de março de 2022

A data do dia 08 de março fica marcada pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, em Brusque. De acordo com o Decreto nº 9.147, assinado pelo prefeito, Ari Vequi, publicado pela Prefeitura nesta terça-feira, o uso passa a ser facultativo. O Secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, salientou a importância dessa data.

A decisão do executivo municipal considera o fato de a cidade já estar com 76,07% da população com a primeira dose administrada e 74,98% com duas doses do imunizante contra a Covid-19 recebidas.

O secretário pede que a comunidade siga se cuidando e principalmente completando o esquema vacinal. “Estamos felizes. Este é mais um passo adiante na luta contra a pandemia. Com segurança e baseados em números, essa decisão foi tomada. Mas claro, o bom senso deve permanecer, por isso pedimos àquelas pessoas que possuem comorbidades, ou fatores de risco mais elevados, que continuem fazendo o uso dessa proteção”.

Outro pedido feito por Osvaldo, se refere à vacinação. “Peço que as pessoas façam as suas doses. Está claro que ela é eficiente. Mas as pessoas precisam procurar a Uniasselvi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço”.

O decreto destaca, ainda, que o uso de máscara de proteção individual permanece obrigatório nos estabelecimentos de saúde em geral, incluindo farmácias e laboratórios, e também, para as pessoas que estiverem contaminadas ou com suspeita de contaminação pela Covid-19, em período de transmissão.