Unidades de Saúde recebem premiação da Gincana da Imunização

O intuito da ação foi melhorar os números da vacinação no município, por meio da criatividade das equipes

BRUSQUE

  11 de agosto de 2022


Ouça o texto
Unidades de Saúde recebem premiação da Gincana da Imunização

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu), em parceria com a Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Educação realizou em julho a Gincana da Imunização. Na quarta-feira (10), foi feita a entrega das premiações para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vencedoras. O intuito foi melhorar os números da vacinação no município, por meio da criatividade das equipes, da união de esforços e principalmente o envolvimento da comunidade com as Unidades.

A diretora de Atenção Básica, Camila Souza, destacou o empenho das equipes. “Estou muito feliz com o resultado da gincana, quero parabenizar e dizer que eu tenho muito orgulho das equipes que participaram, cada uma com a sua criatividade, com seu planejamento de ação, mostraram muito comprometimento, trabalharam prevenção de doenças, promoção de saúde, resgataram o Zé Gotinha, a importância da vacinação. Digo que depois da pandemia essa ação nos remeteu novamente ao que é a estratégia da saúde da família. Estou muito orgulhosa das nossas equipes da atenção básica, além das parcerias que foram fundamentais para que a ação fosse realizada”.

A enfermeira responsável pela imunização, Natália Cabral Marchi, afirmou que os números aumentaram durante a gincana, mas destacou a aproximação entre a comunidade e as UBSs. “Nos surpreendemos com tanta criatividade, tanta iniciativa das Unidades, e também a adesão da comunidade. Foram diversas atividades, em uma delas as crianças foram conhecer a UBS do bairro, mostrando para os pequenos que ali não é só um local de doença. Foi uma gincana de estímulo para as equipes e também para a comunidade, para resgatar a importância da vacinação que havíamos perdido durante a pandemia”.

A parceria entre a Secretaria de Saúde e Educação também foi reafirmada durante a Gincana da Imunização. A diretora de Educação Infantil, Franciele Mayer, salientou a importância do contato com as crianças com as equipes de saúde. “É muito positiva essa aproximação entre saúde e educação, foram 30 dias de atividades intensas, e foi fundamental para atualizar as vacinas das crianças. Na escola a gente promove a educação da saúde, mas sem o acesso direto eles ficam vulneráveis. Ensinar para as crianças que a prevenção da saúde é o caminho para termos uma qualidade de vida melhor”.

Todas as ações realizadas pelas equipes foram avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais da Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica, da Secretaria da Educação e Nepshu. Foram feitas visitas nas UBSs e analisados critérios como: Proporção de vacinas aplicadas por população (Unidades que possuem sala de vacina); Plano de ação de busca ativa diferenciado; Criatividade da equipe; Ações relacionadas a imunização realizadas na escola; Incentivo da população para vacinação e envolvimento da equipe.

A atividade foi lançada em 20 de junho, em duas categorias: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que possuem sala de vacina e as que não têm. No final, as três Unidades que se destacaram, em cada categoria, receberam brindes e um café de finalização das atividades.

Confira as Unidades de Saúde premiadas

Com sala de vacina
1º lugar – Maluche
2º lugar – Paquetá
3º lugar – Santa Rita

Sem sala de vacina
1º lugar – São João
2º lugar – Emma
3º lugar – Santa Luzia

Inscreva-se na newsletter.