Unidade Básica de Saúde das Águas Claras vai receber acessibilidade

Ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (12)

12 de janeiro de 2022

Unidade Básica de Saúde das Águas Claras vai receber acessibilidade

A unidade Básica de Saúde do bairro Águas Claras vai receber acessibilidade, além disso o local também vai receber estruturação de prevenção para incêndio. A ordem de serviço para a execução dessas obras ocorreu na tarde desta quarta-feira (12) no gabinete do prefeito de Brusque. O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Gilmar Doerner e com a secretária de Infraestrutura Estratégica Andrea Volkmann, além de representantes da empresa executora.

O prefeito em exercício, Gilmar Doerner destacou a importância da ação. “A questão da acessibilidade foi uma demanda que aumentou bastante e espaços para que os deficientes e idosos possam estar frequentando. É uma forma de estarmos olhando com carinho para essas pessoas, com segurança e facilitando também o acesso para quem tem mais dificuldades. Um lado humano, preparando a nossa unidade de um espaço mais seguro e receber eles com respeito, que é o que eles merecem,” salientou

Volkmann esclareceu que a ação vem para beneficiar a população. “Desde 2017 a Prefeitura de Brusque vem efetuando ações nas unidades de saúde para adequá-las ao item de acessibilidade universal. Estamos entregando mais uma ordem de serviço para que a UBS Águas Claras receba esta reforma para a adaptação de acessibilidade, bem como, as instalações necessárias para que ela tenha todo o preventivo de incêndios e pânico. Como a UBS está construída no mesmo prédio da capela mortuária, ela vai receber uma série de reformas,” disse.

A secretária falou ainda dos detalhes que a unidade vai receber. “ Aproveitando também para reformar os banheiros e incluir acessibilidade, pisos, toda parte de sinalização horizontal e vertical são necessários, bem como as vagas de estacionamento reservadas para idosos e deficientes. São trabalhos que irão mexer na UBS, e vamos aproveitar para fazer trabalhos de reparos, pinturas, quem ganha sempre é a comunidade. A unidade tem 385 m² de área construída. O valor da recuperação do telhado e a previsão para a reforma ficou em R $215 mil reais,” explicou.

Plano de ação acessibilidade:

Substituição do paver existente por podotátil alerta no pátio
Instalação do piso tátil
Instalação do bebedouro acessível,
Instalação de bocal para atendimento farmácia
Instalação do bicicletário
Adequação dos sanitários
Instalação de faixa adesiva e placa SIA
Pintura acrílica com 0,4 m de altura na cor azul nas circulações
Repintura das portas de madeira
Instalação de placas braille e placa de sinalização
Instalação do cerca metálica sob viga Baldrame, e portões,