Um marco para o Samae: cidade agora conta com duas travessias de água pelo rio

Obras de expansão de rede já começam a trazer melhorias para o abastecimento de água tratada na cidade

24 de junho de 2021

Um marco para o Samae: cidade agora conta com duas travessias de água pelo rio

Era por volta de 21h desta quarta-feira, 23 de junho, quando servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, após trabalharem quase que de maneira ininterrupta desde às 6h, finalizaram aquela que é considerada uma obra histórica para a autarquia.

Depois de décadas, a cidade agora conta com uma segunda travessia de água tratada pelo rio Itajaí Mirim, situada na ponte Antônio Nicolau Maluche, bairro Jardim Maluche. Até ontem, a adutora subaquática existente nas proximidades da Ponte Estaiada era a única maneira de se levar o recurso hídrico para regiões como Centro II, Primeiro de Maio, Águas Claras, Poço Fundo, Souza Cruz e tantas outras.

Isso significa que, em caso de problemas com a travessia na região central, os bairros que ficam na margem direita do rio continuarão sendo abastecidos, agora com estas novas tubulações, oriundas do projeto de Expansão de Rede, maior obra realizada pelo Samae Brusque nos últimos anos.

De acordo com o coordenador-geral da área técnica do Samae, Juliano Pereira, mesmo o serviço tendo alcançado menos de dois quilômetros, os benefícios já começam a ser sentidos pela comunidade.

“Com certeza essa adutora vai suprir muito a nossa demanda”, explica Pereira. “Eu trabalho no Samae há 27 anos e há muito tempo que a gente já vem falando nessa nova travessia e ainda não tinha uma solução pra isso. E o nosso diretor-presidente, juntamente com o prefeito Ari Vequi, nos autorizou a estar fazendo essa obra importante”, salienta.

O que foi realizado

Para que este primeiro trecho da nova adutora pudesse entrar em operação, o Samae Brusque realizou, nesta semana, uma ramificação de rede de 250 milímetros que iniciou na rua Carlos Graf, bairro Jardim Maluche, próximo da Escola de Educação Básica (EEB) Dom João Becker, e terminou nas proximidades da panificadora Sassipan, onde foi interligada a uma outra adutora pré-existente.

Com a instalação de registros, a autarquia pode implementar carga neste primeiro trecho, enquanto as obras de Expansão de Rede prosseguem em direção ao bairro Dom Joaquim nos próximos dias.

“A gente ficava à mercê da adutora subaquática. Qualquer problema que ocorria do lado de cá ou de lá do rio, nós tínhamos que parar o abastecimento pra muitas regiões. Agora, com esta nova rede, a gente terá condições de fazer manutenções sem desabastecer os bairros”, salienta Juliano.

Regiões que sentirão melhorias

De acordo com o diretor-presidente do Samae, Luciano Camargo, praticamente toda a malha de redes que existe na margem direita do rio Itajaí Mirim sentirá um acréscimo de pressão e vazão. Os maiores beneficiados serão moradores de bairros como Primeiro de Maio, Águas Claras, Ponta Russa, Poço Fundo, Maluche, Souza Cruz, Loteamento Bruschal, dentre outros.

“Gostaria de agradecer a confiança do prefeito Ari Vequi que, mesmo ciente de possíveis transtornos, nos autorizou a proceder com estas melhorias para o abastecimento de água na cidade de Brusque”, finaliza.