Último dia de inscrições para o seletivo suplementar de recenseadores do Censo 2022

Brusque e região tem ao todo cerca de 155 vagas disponíveis

BRUSQUE

  16 de setembro de 2022


Ouça o texto
Último dia de inscrições para o seletivo suplementar de recenseadores do Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) está com inscrições abertas para processo seletivo simplificado complementar (PSS) para contratação temporária de recenseador e agente censitário supervisor-ACS. As vagas são para nível fundamental Recenseador e nível médio completo para supervisor (ACS) e estão distribuídas em toda região. Esta sexta-feira (16) é o último dia para os interessados se inscreverem.

Os interessados podem se inscrever no pavilhão da Fenarreco, onde está instalado o posto do senso, ou no próprio IBGE, na rua Felipe Schmidt, 174 sala 403. Basta preencher uma ficha, não há realização de prova, após preencher a ficha o IBGE dá os encaminhamentos necessários.

Vagas para recenseador

Brusque: 75
Botuverá: 3
Guabiruba: 15
Canelinha: 6
Major Gercino: 4
Nova Trento: 8
São João Batista: 26
Tijucas: 18

O responsável pela agência do IBGE na região, Felipe Paiva, falou sobre a seleção. “Para todos esses municípios nós temos vagas também para supervisor. O interessado pode se inscrever para ambos os cargos. O trabalho, só de recenseador, recebe por produção, a remuneração depende do próprio aproveitamento e a carga horária que ele dedicar ao senso. A gente espera uma carga horária mínima de 25 horas, no entanto ele define o seu horário, se será de manhã, de tarde ou de noite. Temos casos de licenciadores que ganham mais de 3 mil reais por mês. Também disponibilizamos uma ajuda de custo para os recenseadores que conseguem atingir nossas metas,” destacou.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. No site do IBGE, é possível calcular uma estimativa em um simulador. A previsão de duração do contrato de recenseador é de até três meses.

Inscreva-se na newsletter.