Última etapa do Plano e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação ocorre nesta terça-feira (11)

Workshop é promovido pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

7 de outubro de 2022

Nesta terça-feira (11), será realizada a última etapa do workshop do Planejamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação. A ação é conduzida pelo Sebrae em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, é direcionada a empreendedores, representantes de instituições de ensino, do poder público e entidades empresariais, além da comunidade dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento e Canelinha. O encontro final ocorrerá das 13h30 às 17h no Senac Brusque. Serão trabalhados as atividades de compilação de consolidação do Plano de Ação das Áreas Priorizadas e estruturação da governança do ecossistema com os atores locais.

Na primeira etapa foram definidos os setores prioritários com potencial tecnológico e de inovação, para o desenvolvimento do ecossistema na região, além de apresentar os atores mapeados. Já na segunda, foi avaliada a maturidade atual do ecossistema e uma visão futura para a região nos aspectos de desenvolvimento econômico e social através da inovação e tecnologia. Na terceira etapa foram feitas atividades e dinâmicas para estruturação do plano de ação setorial, priorização das estratégias a curto, médio e longo prazo e estruturação da governança do ecossistema com os atores locais.

O convite também é aberto a quem não participou das etapas anteriores de mapeamento e dos demais workshops realizados em Brusque e São João Batista. As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: https://abre.ai/planoecossistema. A iniciativa tem o objetivo de somar com as atividades que já são executadas pelo município e busca fomentar o surgimento de novos negócios inovadores que atendam as demandas de mercado de acordo com as vocações econômicas regionais.

O Ecossistema Local de Inovação (ELI), surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, e de concentrar esforços para estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas. Para isso, o trabalho é realizado em oito etapas: caracterização do ecossistema de inovação com a definição de setores estratégicos; identificação do nível de maturidade do ecossistema de inovação; identificação dos pontos de intervenção; plano de intervenção; organização da intervenção; atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema.

Serviço
O que: 4º Workshop do Planejamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da Região
Data: 11/10/2022
Horário: 13h30 às 17h