UBS Santa Terezinha promove evento sobre saúde infantil

O objetivo é ensinar os pequenos sobre hábitos saudáveis desde cedo

BRUSQUE

  29 de novembro de 2019


Ouça o texto
UBS Santa Terezinha promove evento sobre saúde infantil

Aconteceu nesta sexta-feira (29) o evento Diversão e Saúde, uma parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde de Brusque com a Escola de Educação Básica (EEB) Santa Terezinha.

Com várias atividades recreativas para as crianças, o projeto tem o objetivo de valorizar uma vida saudável e resgatar brincadeiras populares. Participaram da ação os alunos do primeiro, segundo e terceiro anos.

O evento contou com ações recreativas coletivas e dirigidas, jogos de mesa e tabuleiro, brincadeiras populares, contação de histórias, pintura facial, cama elástica, piscina de bolinhas, mesa de pebolim, oficina de culinária com frutas e lanche para as crianças. A vigilância epidemiológica também esteve presente, promovendo uma ação educativa com relação ao mosquito da dengue.

A equipe da UBS planejou essas atividades pensando na promoção da saúde desde a infância. Além de trazerem brincadeiras populares, como pula corda, peteca, amarelinha, na tentativa de maior interação entre as crianças neste momento atual onde as brincadeiras estão sendo direcionadas para os aparelhos tecnológicos, proporcionando a diminuição das atividades físicas nas crianças e o esquecimento da cultura e história das brincadeiras antigas.

Jaqueline Marcos dos Santos, profissional de educação física e coordenadora do evento, explica o porquê de realizar essas atividades. “Atividades de educação em saúde para as crianças nesta faixa etária possuem o propósito que vai além da prevenção em saúde, mas que trabalha na lógica da promoção da saúde e do conceito ampliado de saúde, onde saúde não é apenas ausência de doença, mas o completo bem estar físico, mental e social relacionados à determinação social, os direitos de cidadania e de proteção social. Além de desenvolver os aspectos cognitivos, desenvolve também as funções psicomotoras, as habilidades socioafetivas e o pensamento crítico, muito importante para o desenvolvimento completo das crianças”.

O secretário de saúde, Humberto Fornari, ressalta a importância da parceria. “Acreditamos muito nessa parceria com as escolas e essa integração educação e saúde, onde as nossas crianças poderão ter um novo conceito de saúde, um conceito mais amplo do que se é possível realizar e fazer dentro de nossas casas e dentro da nossa saúde própria tendo os cuidados, não só para conosco, mas para todas as pessoas em nossa volta”.

Fornari ainda comenta sobre a abertura do polo da academia da Santa Terezinha, “Um dos grandes objetivos do polo é realmente trazer informação a população, estimular a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável. Hábitos de vida diferenciados para que quando chegarmos aos 70, 80 anos, a gente chegue realmente com uma condição clínica e corporal, mais saudáveis do que hoje existe na nossa comunidade”.

Inscreva-se na newsletter.