UBS da Limeira e Jardim Maluche voltam a funcionar como ESF

Unidades que nos últimos meses funcionam como PA, retornam ao atendimento de Estratégia Saúde da Família

29 de junho de 2021

UBS da Limeira e Jardim Maluche voltam a funcionar como ESF

A Secretaria de Saúde de Brusque informa que a partir da próxima segunda-feira (05), as Unidades Básicas de Saúde da Limeira e do Jardim Maluche voltam a atuar como Estratégia Saúde da Família. Com isso, o atendimento das unidades segue o habitual de todas as UBS, disponíveis para as suas comunidades de abrangência das 08 às 12 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Face à pandemia do coronavírus, desde março deste ano, as Unidades de Saúde da Limeira e do Jardim Maluche vêm funcionando como Pronto-Atendimentos, recebendo pacientes em quadro de urgência leve, das 08 às 20 horas. A medida foi adotada para desafogar o fluxo de atendimentos de emergência no Hospital Azambuja, deixando-o para os casos de extrema urgência.

Desta forma, a orientação é para que os pacientes que no momento se dirigem aos PA’s com quadros de emergência sem sintomas respiratórios, passem a buscar atendimento no Hospital Azambuja, unidade de referência do SUS para urgências e emergências em Brusque de segunda a domingo. Nos fins de semana e feriados, além do Azambuja, também há plantão no Hospital Dom Joaquim.

Quanto ao PA do Centro, instalado no Centro de Serviços de Saúde, na Praça da Cidadania, junto à Policlínica, o atendimento segue normal, das 13h às 21h30, de segunda a sexta-feira.

Mudança também no CT

Também a partir do dia 05 de julho, o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios do município passa a ter novo horário de funcionamento, das 08 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 08 às 14 horas aos sábados, domingos e feriados.

O CT, instalado no Pavilhão da Fenarreco, é o local onde são recebidas todas as pessoas com sintomas gripais e que podem estar acometidas pelo coronavírus.

Tendo em vista a previsão do governo estadual de vacinar todos os catarinenses com a primeira dose até o dia 23 de outubro, a mudança consiste no primeiro passo da programação de fechamento gradativo da estrutura de atendimento à Covid-19 em Brusque, a partir das metas de vacinação de grupos prioritários que estão sendo atingidas.