Trânsito na Ponte Mário Olinger deve ser liberado no início de julho

Além do tempo de paralisação da obra, consórcio teve problema com fornecedores de materiais por conta da pandemia

15 de maio de 2020

Trânsito na Ponte Mário Olinger deve ser liberado no início de julho

Mesmo com a pandemia de Coronavírus (Covid-19), as obras da Beira Rio Margem Esquerda seguem dentro das expectativas da Prefeitura de Brusque e do Consórcio que executa os trabalhos. A ponte Mário Olinger (Ponte do Bombeiro) deve ser liberada para o tráfego de veículos na primeira quinzena de julho.

Na tarde desta quarta-feira (13) foi realizada uma reunião com os representantes do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) e das empresas que compõem o consórcio – Pacopedra, Freedom e Setor Sul. “Essas reuniões acontecem semanalmente, entre a equipe técnica da Prefeitura e a equipe técnica do consórcio, justamente para alinharmos detalhes e verificarmos quais as próximas providências que serão necessárias para que o andamento da obra não seja prejudicado e que a gente consiga atingir o cronograma planejado”, explica a diretora do DGI, Andréia Volkmann.

No que se refere ao andamento dos trabalhos da obra como um todo, a terraplanagem já está com boa parte executada, metade do trecho já conta com camadas de sub base e base, camadas de pavimento e com a drenagem implantada. Nos próximos dias, será iniciada a construção dos muros de contenção e muros de terra armada, que vão dar acabamento à obra.

“A partir de agora começamos a ver a obra propriamente dita, como ela ficará, o seu traçado e assim por diante. Inicialmente, devemos executar o muro nos fundos do Supermercado Bistek. Depois seguimos mais para o final do trecho e voltamos para o entorno da ponte Mário Olinger”, detalha o engenheiro do consórcio, Cristian Fuchs.

A ponte

A obra na ponte Mário Olinger estava prevista para ser concluída no final de maio, mas em virtude de toda as questões envolvendo a pandemia e outras interferências, que surgiram na execução dos trabalhos, o consórcio estima que ela deve ser finalizada em julho.

“Além do tempo de paralisação da obra tivemos problema com fornecedores de materiais, que atrasaram, pois não podiam trabalhar – especialmente concreto. Então o consórcio está trabalhando em cima de um novo cronograma, que será apresentado à Prefeitura nos próximos dias”, ressalta o engenheiro.

Segundo ele, outra questão que comprometeu o cronograma foi a necessidade de reforçar uma fundação, pois o projeto de engenharia inicial não previa essa necessidade. “Em reunião com a Prefeitura definimos pela colocação de estacas pré-moldadas. Nesta semana finalizamos a colocação dessas estacas e iniciamos a fundação, propriamente dita, com a execução de blocos, pilares, viga e suporte”, detalha Fuchs.
Vale lembrar que, inicialmente, o tráfego de veículos na ponte será liberado para fazer a ligação bairro/centro e centro/bairro. A via continuará interditada em frente ao Corpo de Bombeiros, para execução de outras intervenções necessárias para a conclusão da obra.