Trabalho desenvolvido pela ESAP colabora para a melhora do atendimento à população

Em 10 anos de atividades a escola vem capacitando servidores municipais

28 de janeiro de 2020

A Escola de Administração Pública (ESAP), foi criada em 2009 por meio de decreto municipal. A instituição que é um órgão vinculado ao governo municipal é responsável por organizar e administrar cursos especiais que visam a formação e aperfeiçoamento do servidor público.

A escola trabalha para promover, planejar e executar a formação continuada, o aperfeiçoamento, a capacitação e a valorização dos Servidores Públicos Municipais, objetivando ampliar a capacidade do governo, por meio da excelência nos serviços prestados, visando à melhoria da qualidade de vida da população brusquense.

O responsável pela Esap, Eduardo Arruda Costa, explicou a importância que ela tem para a sociedade brusquense “Talvez a comunidade brusquense se pergunte o que é a ESAP? Por que tem lá um grupo de servidores organizando e planejando cursos e formações para os servidores? Se o servidor está devidamente capacitado, devidamente treinado, ele com certeza vai atender o contribuinte, a população de maneira mais qualificada,” disse.

Arruda destacou as ações e os desafios para este ano. “A secretaria de Educação já retorna agora às atividades, dia 6 de fevereiro, mas os servidores já estão passando por uma série de capacitações e de formações. Então eles já vão começar o ano letivo com algumas capacitações, uma delas que a gente sempre gosta de salientar, porque existe uma legislação municipal que obriga o município a capacitar os servidores que é a questão dos primeiros socorros. Então o pessoal que trabalha nas creches e escolas já vão para as unidades já com essa capacitação. E ao longo do ano também a gente tem essa programação para ser feito com todos os outros servidores,” falou.

Balanço de 2019 e projeção 2020

Costa esclareceu que os 10 anos de atividades da ESAP, comemorados em 2019, foi um ano intenso de atividades. “ Só para vocês terem ideia no ano de 2019 a gente capacitou cerca de 2810 servidores de todos as secretarias de todos os órgãos. A previsão para esse ano de 2020 é ampliar esse número e chegar ao maior número de servidores possíveis. Lembrando que  o município tem hoje quase 4 mil servidores e cerca de 30 carreiras, então você conseguir abranger a todos é um desafio e tanto, mas a gente está no nesse caminho,” explicou.