Todas as estações de tratamento do Samae estão em operação

Confira o panorama do abastecimento de água tratada em Brusque

13 de outubro de 2021

Todas as estações de tratamento do Samae estão em operação

O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Luciano Camargo, afirmou, na tarde desta quarta-feira, 13 de outubro, que a autarquia municipal soube ser resiliente em mais um período de fortes chuvas ao qual o município foi acometido.

De acordo com Camargo, no momento, todas as estações de tratamento de água encontram-se operando. Como a ETA Volta Grande foi a última a retomar as operações, para mitigar os transtornos, a companhia já está realizando o abastecimento das cisternas e reservatórios da localidade com o auxílio de caminhões pipa.

“Conseguimos sair desse momento sem grandes danos, com poucas reclamações de falta d’água, e com pouco impacto para a comunidade”, diz o gestor.

Camargo explica que problemas como os das últimas horas ocorrem quando há um acumulado de chuva fora do normal, assim como o verificado em Brusque nos últimos três dias. “Quando chove muito, há um acúmulo de materiais sólidos na água bruta e nossos microssistemas não têm condição de tratar a água com essa turbidez”, explica. Vale lembrar que a ETA Central e a ETA Limeira não passam por estes problemas, uma vez que já possuem sistemas mais sofisticados de tratamento.

“Geralmente quando são chuvas passageiras nossos sistemas voltam a tratar de maneira imediata. Só que tivemos chuvas sequenciais nos últimos três dias. Os acumulados chegam a 90 milímetros nas últimas 96 horas, por exemplo”, continua.

Panorama por estação de tratamento:

ETA Central: operando com capacidade total.

ETA Volta Grande: operando com vazão reduzida. Reservatórios com 35% de capacidade. Região atendida por caminhões pipa.

ETA Santa Luzia: operando normalmente. Cisternas com 65% de capacidade e reservatório com 90%.

ETA Dom Joaquim: operando com vazão reduzida. Cisterna com 25% de capacidade e reservatórios com 42%.

ETA Ribeirão do Mafra: operando normalmente. Reservatório com 47% de capacidade.

ETA Limeira: operando com capacidade total. Reservatórios com 90% de capacidade.

ETA Zantão: operando normalmente. Reservatórios com 94% de capacidade.