Tiro de Guerra realiza visitas em escolas e cerimônia de entrega da Boina

Evento e visitas foram realizados em alusão ao Dia do Soldado

23 de agosto de 2019

Tiro de Guerra realiza visitas em escolas e cerimônia de entrega da Boina

Os atiradores do Tiro de Guerra 05-005 realizaram nesta semana uma visita em escolas municipais de Brusque. O objetivo foi divulgar o “Dia do Soldado” para estudantes e professores em um ambiente lúdico e descontraído.

As visitas fazem parte das atividades da Semana do Soldado, que tem como objetivo homenagear Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

Receberam os atiradores, às seguintes escolas: E.E.F. Alberto Pretti, Lions Club Companheiro Oscar Maluche,  Nova Brasília, Paquetá, Theodoro Becker, Poço Fundo, Professora Augusta Dutra de Souza, Professora Augusta Knorring, Professora Georgina de Carvalho Ramos da Luz, Rotary Club Companheiro Ayres Gevaerd e a E. E. B. João Hassmann.

Durante as visitas os atiradores distribuíram a revista Recrutinha, edição do Dia do Soldado, também disponível no site eb.mil.br.

Entrega da boina

A Semana do Soldado também foi marcada pela cerimônia de entrega da Boina aos atiradores, realizada na noite de quinta-feira 23).

A Boina verde-oliva é o símbolo do combatente e os atiradores receberam essa honraria por terem completado os exercícios propostos por seus superiores para o desenvolvimento de táticas e técnicas militares essenciais para o exercício da profissão e para o desenvolvimento de habilidades e atributos, como: autoconfiança, coragem e disciplina.

O prefeito e diretor do TG, Jonas Paegle,  parabenizou a todos e destacou a importância de servir o Tiro de Guerra. “Não tenho dúvidas, que neste pouco tempo como atiradores vocês já se tornaram cidadãos melhores e mais conscientes do papel que exercem em nossa sociedade”, afirmou.

Também participaram do evento o vereador Sebastião Alexandre  Isfer de Lima, o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente Coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, o comandante da 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Santa Catarina, capitão Jacson Luiz da Silva, o pároco da Paróquia Bom Pastor da IECLB, Edélcio Tetzer, além de outras autoridades civis, militares, amigos do TG e familiares dos atiradores.

Durante a solenidade foram realizadas as seguintes atividades:

– Entrega da boina aos destaques do campo básico, onde o monitor Cleiton Conceição dos Santos, foi o destaque geral, e os Monitores Artur José Caviquioli, Guilherme Roque Maçaneiro da Silva, Leonardo da Costa Fischer e Thiago Henrique Puhl, foram os destaques dos Pelotões.

– Entrega da boina aos demais atiradores, por seus familiares, padrinhos e madrinhas;

– Entrega de brindes aos integrantes da melhor Patrulha do Campo Básico, composta pelos atiradores Luan Valdemar da Silva, Mateus Cestari, Marlom Schelemberg, Mateus Horner Decker e Mathias Guedert Pavesi, por terem completado um percurso de orientação com pontos determinados, em menor tempo, empregando técnicas militares de progressão.

– Juramento à Bandeira Nacional, ato solene em que os atiradores realizam o compromisso perante a bandeira nacional.

Ainda foi realizada a premiação das duplas vencedoras da competição de tiro, “Tiro de Guerra-JVK”, em homenagem ao dia dos pais, em parceria com o JVK Clube de Tiro Esportivo, classificando-se em 1º lugar o Subtenente Rubens Justiniano Evangelista e Maitê Mantovani Evangelista, em 2º Lugar o Atirador Cristhyan Iaskio Lachi e o Sr. Reginaldo Lachi e em 3º Lugar o Monitor Arthur José Caviquioli e o Sr. Silvio Leonardo Cavichioli. Também foram premiados o Atirador Igor Signorini Duarte e o Sr. Luciano Beppler por terem obtido os melhores resultados individualmente.