Tiro de Guerra realiza Exercício de Instrução de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

Fora das formações, operações como essa somente são executadas com ordem da Presidência da República

BRUSQUE

  12 de setembro de 2019


Ouça o texto
Tiro de Guerra realiza Exercício de Instrução de Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

O Tiro de Guerra 05-005 realizou um Exercício de Instrução de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com os atiradores regularmente matriculados. A atividade é uma das mais importantes durante o período de formação dos atiradores e tem como finalidade aplicar os conhecimentos teóricos ministrados para a formação do Combatente Básico de Força Territorial. O exercício foi realizado nos dias 10 e 11 de setembro. 

“As operações de GLO são executadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, ocorrendo nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”, explica o chefe de instrução, subtenente Rubens Justiniano Evangelista. 

Durante o exercício foram ocupadas as instalações do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Brusque – SAMAE, que é considerado um Ponto Sensível da cidade, sendo estabelecido um Posto de Segurança Estático (PSE), que é um dispositivo de segurança com oportunidade, além de um Posto de Bloqueio e Controle de Via (PBCV), que consiste em realização de operação presença, controle de movimento de veículos, bloqueio da passagem de materiais ilícitos, realização de abordagem de elementos suspeitos e efetivação de prisões.

Para a referida atividade, o TG contou com o apoio de atiradores de anos anteriores que integraram a figuração do exercício, simulando uma força adversa, e tinham como missão testar a segurança do local.

Marcha

Após o Exercício os atiradores realizaram uma marcha de 16 quilômetros, que ocorreu no período noturno, portando o material regulamentar, necessário para a vida em campanha. O retorno ao TG foi por volta das cinco horas da manhã, tendo o apoio da Guarda de Trânsito de Brusque no controle do trânsito durante a marcha.

Para o Subtenente Rubens Justiniano Evangelista, a prática dessa atividade permitiu que os atiradores sentissem as diversas dificuldades da atuação das operações de GLO. “Além da marcha de 16 quilômetros, eles superaram o sono e o cansaço intenso”, acrescenta.

Fotos: Everton Dalmolin

Inscreva-se na newsletter.