Talude de reservatório no Bruschal passa por sondagem geofísica

Objetivo é caracterizar as propriedades topográficas do solo da região

BRUSQUE

  28 de junho de 2021


Ouça o texto
Talude de reservatório no Bruschal passa por sondagem geofísica

Durante a última semana, a empresa Tecgeofísica, com sede em Florianópolis, realizou o serviço de sondagem por eletrorresistividade no talude que abriga o reservatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque na localidade do Bruschal, entre os bairros Azambuja e Souza Cruz.

De acordo com o assessor técnico da autarquia, engenheiro Jober Allan Moro João, o objetivo do estudo é caracterizar o tipo e, também, as características topográficas do solo.

Com isso, o Samae Brusque terá, em breve, um laudo conclusivo acerca da realidade geográfica da localidade e, também, sobre se há ou não algum perigo em se manter em funcionamento o reservatório de aço vitrificado, com capacidade de 500 mil litros, existente nas imediações.

A cisterna, há algum tempo, é foco de investidas jurídicas de moradores que residem abaixo da estrutura. Os cidadãos alegam que o equipamento oferece perigo às residências que ficam no curso do talude.

O laudo completo será entregue à companhia até a data máxima de 27 de julho.

Sondagem geofísica por eletrorresistividade

A sondagem geofísica por eletrorresistividade é um método de investigação geofísica que consiste na separação do solo em camadas de diferentes propriedades elétricas. A propagação de uma corrente elétrica injetada no solo atravessa diferentes estratos, gerando diferenças de potenciais elétricos e permitindo calcular os valores de resistividade do subsolo.

O método tem por finalidade determinar a variação dos valores de resistividade das camadas de solo/subsolo em função de sua espessura, medidas abaixo e no centro do ponto investigado.

Inscreva-se na newsletter.