Solenidade marca os 80 anos da EEF Cedro Alto

Evento com autoridades abre oficialmente programação festiva que se estende ao longo de 2023

BRUSQUE

  15 de março de 2023


Ouça o texto
Solenidade marca os 80 anos da EEF Cedro Alto

Neste dia 15 de março de 2023, a Escola de Ensino Fundamental (EEF) Cedro Alto, no bairro São João, completa 80 anos de história. Para comemorar e marcar a data, a equipe escolar promove o “Ano dos 80 anos”, como forma de integrar funcionários, alunos e comunidade e valorizar a trajetória da instituição.

As comemorações, que se estendem ao longo de todo o ano letivo, foram oficialmente abertas em ato oficial que contou com as presenças do prefeito Ari Vequi, vice-prefeito Gilmar Doerner, secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, além de técnicos da SEME e da comunidade escolar. O ato contou com a entrada oficial das bandeiras, apresentação musical e declamação. Além disso, também foi feita a entrega simbólica dos uniformes escolares para estudantes da unidade de ensino.

Um dos pontos destacados na celebração é a mudança verificada ao longo das oito décadas de existência da escola. Em especial, com a chegada de muitos migrantes na comunidade de Cedro Alto e região. Dados da escola demonstram que, neste ano de 2023, a unidade de ensino recebe 470 alunos, que são atendidos por 40 profissionais. E a comunidade é marcada pela diversidade cultural, onde os alunos têm seu local de nascimento em 110 cidades de 16 estados diferentes. O levantamento aponta, ainda, que 41% do total de alunos não são da cidade de Brusque. Uma diversidade que enriquece e ensina, ressaltam.

A diretora da EEF Cedro Alto, Amanda Marques Cavichioli, argumenta que o momento que marca a abertura desse ano festivo é muito importante, “para que ao longo do ano os alunos se motivem, junto com os professores, nesse objetivo que a gente tem de resgatar a história da escola, desses 80 anos, através das produções que os alunos irão fazer, como pesquisas e trabalhos em diferentes áreas e disciplinas”.

Para a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, a data merece celebração, pois a escola atende, além da comunidade do bairro São João, ainda o Cedro Grande e o Ribeirão do Mafra. “Ao longo desses 80 anos, ajudou de forma muito positiva a formar as gerações”, define. A secretária acrescenta o engrandecimento da comemoração com o ato de entrega dos uniformes da Rede Municipal de Ensino de Brusque. “A partir de hoje, as outras unidades escolares começam a receber os uniformes e ainda durante os dias dessa e da próxima semana”.

O prefeito Ari Vequi fez questão de lembrar a história da EEF Cedro Alto. “Começou como uma escola isolada, depois foi doado um terreno. O prefeito Neco Heil construiu a primeira unidade, e hoje nós temos aqui uma escola com mais de 470 alunos, 40 funcionários, quadra coberta. Ainda precisamos ampliar, pois o número de moradores nesse bairro cresceu muito, muita gente vem para Brusque e se instalam aqui, por conta da série de disponibilidade de emprego nas novas empresas e indústrias da região”.

Ari Vequi ainda ressaltou a importância da entrega dos novos uniformes escolares, feita de forma simbólica durante o ato festivo na EEF Cedro Alto, “para que nossas crianças tenham cada vez mais condições de frequentar o Ensino Fundamental e melhorar o ensino público”.

Evolução histórica da EEF Cedro Alto

Em 1943, existia uma pequena casa na bifurcação entre Cedro Grande e Ribeirão do Mafra. No mesmo ano, mudou-se para uma casa em frente ao Campo do Gica.

De 1966 a 1970, foi construída a primeira edificação neste local, no mandato do Prefeito Antônio Neco Heil. Naquele período, era chamada de Escola Isolada de Cedro Alto.

Em 1975, foi feita a regularização da documentação da doação do terreno cedido pela família Mafra.

No ano de 1998, passou a denominar-se Escola Multisseriada Municipal Cedro Alto e em 2000, recebeu sua atual denominação: Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto.

Já em 2001, ocorreu a implantação do 2º segmento do Ensino Fundamental, chamado atualmente de Anos Finais.

Com o aumento da quantidade de turmas e alunos, a escola precisava de mais espaço. Assim, em 2013, depois de um bom tempo de transtornos necessários, foi inaugurada a reforma e ampliação das salas de aula como é hoje.

Entre as melhorias recentes, destaques para a cobertura do pátio em 2019 e a esperada construção da quadra coberta em 2020.

Programação continua

E as festividades pelos 80 anos da EEF Cedro Alto continuam. Ainda na tarde desta quarta-feira (15), os alunos do período vespertino fazem o ato simbólico do “Abraço”, abraçando a escola nos seus 80 anos. No próximo sábado, dia 18 de março, a unidade recebe mais uma edição do projeto Unifebe com Você, onde serão desenvolvidas atividades recreativas para todas as idades, como brincadeiras, pintura facial, cama elástica, origami, escultura com balões, entre outras.

Ao longo de todo o ano letivo de 2023, serão desenvolvidas diferentes atividades e ações com alunos e a comunidade para marcar este ano festivo, como por exemplo:

Entrevistas: com ex-funcionários e ex-alunos, em diferentes formatos: podcast, vídeo, texto;

Acervo Histórico: para reunir materiais como fotos, objetos e documentos que contam um pouco da história destes 80 anos;

Localidade: pesquisa das localidades onde a escola teve sede, construção de maquetes e croquis;

Realidade atual da escola: estudo das características atuais da instituição;

Cultura: mapeamento da diversidade de migrações que compõem a escola atualmente, valorizando a cultura brasileira;

Planejando o futuro: projeção de ações futuras pela APP, alunos, corpo docente e comunidade em geral;

Parcerias com a Unidade Básica de Saúde do bairro: com palestras e ações de prevenção e saúde para alunos e comunidade;

Gincana Interna (GIECA): com etapas voltadas para o tema 80 Anos;

Dia da Família na Escola;

Cápsula do Tempo: as lembranças dos 80 anos para serem reveladas no Centenário;

Mostra de Trabalhos: Para o fechamento do ano letivo será feita uma mostra de trabalhos, onde o resultado de todo o movimento será apresentado à comunidade em uma grande festa.

Inscreva-se na newsletter.