Solenidade marca abertura oficial do 9º Festival Nacional da Cuca

Evento ocorre neste sábado e domingo (9 e 10), no Pavilhão da Fenarreco

9 de julho de 2022

Solenidade marca abertura oficial do 9º Festival Nacional da Cuca

A nona edição do Festival Nacional da Cuca começou. Na presença de autoridades e comunidade foi realizada a cerimônia oficial de abertura, na manhã deste sábado (9). Promovido pela Prefeitura de Brusque e o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) o evento deve receber mais de 10 mil pessoas.

Durante a solenidade, a presidente da ACIBr, Rita Conti, ressaltou a importância da parceria entre empreendedores, associação e poder público. “É com muita felicidade que, após dois anos, retomamos de modo presencial o festival da Cuca, que com a parceria realizada traz tantos benefícios à nossa população e fomenta o comércio”.

A coordenadora do Núcleo de Panificadoras, Emily Dognini, falou da expectativa para o final de semana. “Espera-se que entre 10 e 20 mil pessoas passem por aqui e que sejam vendidas mil cucas por panificadora participante, ou seja falamos de cerca de nove mil cucas”.
O prefeito Ari Vequi “É um evento que fomenta o turismo e movimenta a economia da cidade e da região. Nos dois últimos anos, o Festival ocorreu de forma híbrida, junto às padarias, por conta da pandemia. E agora estamos ansiosos para voltar ao Pavilhão, que foi onde o projeto nasceu”,

O prefeito Ari Vequi deu as boas-vindas ao público e destacou a tradição do doce alemão em Brusque. “O Festival preserva os valores e a cultura das nossas famílias e divulga nossa cidade para outros lugares. Convidamos a todos para vir prestigiar nosso evento, que está repleto de sabores”.

Ao longo da programação o público poderá conferir o Mercado da Cuca, com a comercialização dos produtos; o delicioso Café Colonial com 90 itens; a opção de Combo (cuca +café); além da Cuca Mirim para as crianças, em parceria com o SESC; aulas-show com renomados chefs, e o tradicional concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”.

“A Cuca Nota 10 do Brasil”

Os fornos já foram ligados e os primeiros competidores do tradicional concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”, já começaram suas receitas. Ao todo, foram abertas 36 inscrições, onde cada participante concorre com uma receita de cuca doce. Os finalistas serão conhecidos às 20h deste sábado.

O grande vencedor do Concurso nesta edição será premiado com um forno elétrico Fischer, R$ 1 mil em vale-compras na Morisa Móveis, day use com direito a acompanhante no Fazzenda Park Hotel (Gaspar), workshop na Escola Chef Gourmet, uma cesta de produtos Werner Alimentos e troféu. Já o segundo lugar ganhará uma batedeira SchaefferTec, jogo de pratos com talheres de churrasco e tábua de madeira da Irmãos Fischer, workshop na Escola Chef Gourmet, cesta de produtos Werner Alimentos e troféu. Já o terceiro colocado será premiado com um jogo de pratos com talheres de churrasco e tábua de madeira da Irmãos Fischer, workshop na Escola Chef Gourmet, cesta de produtos Werner Alimentos e troféu.

Ação social

Todos os anos o Festival da Cuca contribui com alguma entidade beneficente local. Em 2022 a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque (RFCC) será a contemplada. A novidade desta edição será a “Roda da Cuca”, semelhante a uma roda da fortuna, onde o público poderá adquirir bilhetes com números e concorrer a brindes e também cucas do Festival. Todo o valor arrecadado na ação será revertido para a Rede, que também será responsável pela ação nos dois dias do evento.

Sábado – 9 de julho
-13h: Aula show com a campeã do 1º concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil” – Henriqueta Tereza Zucco, com a cuca de banana com castanha
-14h30: Início da 2ª etapa final do Concurso
-17h30: Divulgação dos vencedores e premiação do Concurso “A Cuca Nota 10 do Brasil”
-18h: Encerramento do evento.

• Café colonial:
    Adulto: R$ 58
    Crianças até 10 anos: R$ 29
    Combo 1/4 de cuca + café: R$ 25

-Mercado da cuca
Cuca tradicional: R$ 30
Cuca gourmet: R$ 35

Panificadoras participantes do 9º Festival Nacional da Cuca:

-Cafeteria e Panificadora Villa Fiorinda
-Panificadora e Confeitaria Moriá