“Sistemas estão operando em 100%”, afirma diretor-presidente do Samae

Luciano Camargo destacou o fato de a ETA Central não ter parado de operar em nenhum momento; ao contrário do que ocorreu em cidade vizinha

BRUSQUE

  26 de janeiro de 2021


Ouça o texto
“Sistemas estão operando em 100%”, afirma diretor-presidente do Samae

Após visitar todas as estações de tratamento de água geridas pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, o diretor-presidente da autarquia, Luciano Camargo, trouxe informações atualizadas sobre a situação dos sistemas em decorrência das chuvas que assolam o município há dias.

Segundo Camargo, todas as ETAs voltaram a operar com 100% de sua capacidade, após a diminuição do nível de turbidez de água bruta nas represas dos sistemas. Com exceção da ETA Central, que não parou de operar em nenhum momento, mesmo quando a turbidez do rio Itajaí Mirim atingiu nível recorde de 11000 NTU (Unidade de Turbidez Nefelométrica).

“Nós estamos com os reservatórios praticamente todos cheios. A ressalva é o reservatório de Dom Joaquim, onde nós não conseguimos ainda alcançar o limite correto das cisternas, pois naquela localidade o consumo é maior do que conseguimos tratar”, explica Luciano. “Mas os caminhões-pipa estão desde de manhã cedo ajudando a abastecer esses locais. Acreditamos que quando o consumo baixar nós vamos conseguir deixar os reservatórios em boas condições para levar água para as regiões mais altas”.

Volta Grande/Bateas

Uma falha elétrica em uma bomba que leva água para regiões mais altas do bairro Steffen também mobilizou o serviço dos servidores do Samae durante o final de semana. O diretor-presidente da autarquia explica que a situação foi rapidamente sanada pelo setor de engenharia do Samae.

“Se em alguns locais ainda ocorrer falta de abastecimento, pedimos que entrem em contato conosco pelas nossas redes sociais ou pelos telefones 32550500 e 115. Às vezes pode ser um problema dentro do próprio local, como vazamento, hidrômetro obstruído ou algo nesse sentido”, pontua Luciano.

ETA Central

Camargo ressaltou, ainda, o fato de a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Centro não ter parado o tratamento, mesmo quando a turbidez da água captada no rio Itajaí Mirim chegou a 11000 NTUs. A cidade de Itajaí, por exemplo, interrompeu as operações de suas ETAs água quando o nível chegou a 7000 NTUs.

“Isso significa que a nossa equipe estava preparada para essa situação e, felizmente, conseguimos deixar nossos reservatórios centrais com bastante água, o que possibilitou remanejarmos para outras localidades”, continua.

Inscreva-se na newsletter.