Sistema de monitoramento contábil educacional de Brusque é destaque em evento nacional

Metodologia onde o sistema orçamentário se adequa ao Plano Municipal de Educação é considerada referência pelo Tribunal de Contas do Estado

2 de setembro de 2022

Depois de servir de referência dentro do cenário catarinense, destacado inclusive pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), o sistema de monitoramento de metas do Plano Municipal de Educação de Brusque ganha visibilidade nacional. Na manhã desta sexta-feira (02), a experiência prática da cidade foi apresentada, por videoconferência, no XIII Educontas, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Alagoas e destinado a profissionais de todo o país.

Brusque apresentou seu case dentro do momento que enalteceu as experiências práticas sob a ótica dos municípios de Santa Catarina. A oficina de prestação de contas – monitoramento de metas do PME – Experiência Prática de Brusque, teve apresentação de abertura proferida pelo prefeito Ari Vequi. Ele destacou a autonomia da gestão dos recursos e a responsabilidade em sua aplicabilidade pela equipe das áreas da educação, contabilidade e orçamento. E colocou a cidade à disposição para o partilhamento de experiências com todos os interessados.

Logo a seguir, a Secretária de Educação de Brusque, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, passou a palavra para o contador da Prefeitura, Cristiano Bittencourt, que fez a condução técnica da exibição de dados.

“A apresentação da ferramenta do monitoramento do Plano Municipal de Educação da Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Orçamento, com o seu contador, reflete a importância que o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina tem dado a Brusque e a essa ferramenta, uma vez que esse encontro técnico em Maceió, representa para nós um momento especial. Ser referência nacional em termos de monitoramento de Plano de Educação é bastante grandioso”, analisa Eliani Buemo. Também participou da reunião virtual a assessora da SEME, Gladis dos Santos.

O Educontas ocorreu em paralelo ao intercâmbio de experiências das Oficinas para Ações de Controle na Compatibilidade entre as Peças de Planejamento Governamental e os Planos de Educação do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), evento que ocorre em Maceió, no estado de Alagoas, nestes dias 01 e 02 de setembro. O objetivo é promover estudos e propostas para normatizações visando a compatibilização dos orçamentos públicos com os Planos de Educação em todo o Brasil.