Sine de Brusque divulga o balanço geral de 2022

Mais de 10 mil atendimentos foram realizados no ano pelo órgão

BRUSQUE

  26 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Sine de Brusque divulga o balanço geral de 2022

O Sistema Nacional do Emprego (Sine), divulgou os números do balanço de 2022 e apresentou perspectivas para o futuro. No ano, foram realizados ao todo 10.519 atendimentos pela equipe e gerados mais de oito mil encaminhamentos para o empregador. E para 2023, a meta da gestão municipal do serviço é dobrar ou triplicar os índices de contratações.

Em comparação aos números de 2021, o Sine praticamente dobrou o número de colocações, que são os trabalhadores que foram encaminhados pelo Sine e admitidos pelas empresas empregadoras. No ano passado, o número de contratações fechou em 60, já em 2022, 112 contratações foram feitas.

Neste ano, o trabalho realizado pelo Sine foi focado nas palestras externas para alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA e CEJA). O objetivo principal foi a conscientização dos alunos sobre a importância da conclusão da escolaridade no mercado de trabalho, além de dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego dentre outros assuntos relacionados.

“Verificando o perfil dos candidatos, notamos que há a necessidade de trabalhar o foco na conclusão dos estudos. Temos feito esse incentivo no momento do cadastro e da busca do emprego. Verificamos também que o índice de evasão escolar é muito alto nesse perfil de jovens e adultos, então estamos levando as listas de vagas de emprego”, destaca o diretor do Sine de Brusque, Fernando Santana Castro.

A análise revela ainda que o número de demissões foi reduzido de forma expressiva. Até novembro de 2022, foram emitidas 1.316 requisições do seguro desemprego, cerca de 2.500 a menos do que o contabilizado no ano de 2021.

Outra novidade colocada em prática em 2022 foi a disponibilização de salas na sede do Sine para as empresas realizarem seus processos seletivos. Segundo Fernando Castro, o retorno foi significativo. “Nós estamos vendo nos números as respostas, visto que as contratações praticamente dobraram. Muitas vezes o próprio candidato, por estar desempregado, tem dificuldade de chegar até a empresa. Então, como o Sine está disponibilizando o espaço, a pessoa vem, pega a carta e já é entrevistada pela própria empresa no mesmo local e no mesmo dia”, explica.

Para o futuro, o diretor afirma que o ano vindouro será muito produtivo, pois a procura para novos cadastramentos de vagas já está ocorrendo. “Nestes primeiros dias após o recesso estaremos na função de cadastramento das vagas das empresas. Já estamos organizando junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico o Mutirão de Emprego que deve acontecer no início de 2023. Acreditamos que esse próximo será muito produtivo, e esperamos dobrar ou triplicar o número de contratações”, finaliza o diretor.

Sine em números no ano de 2022

Total de atendimentos – 10.519
Total de encaminhamentos ao empregador – 8.944
Total de requisições do seguro desemprego – 1.316
Total de vagas captadas – 2.237
Total de colocações – 112

Inscreva-se na newsletter.