Show de Renato Borghetti abre oficialmente a Semana de Aniversário de 162 anos da Cidade

Evento na noite deste sábado também marcou o início da 10ª Semana Aldo Krieger

BRUSQUE

  30 de julho de 2022


Ouça o texto
Show de Renato Borghetti abre oficialmente a Semana de Aniversário de 162 anos da Cidade

Uma noite repleta de cultura e emoção no Instituto Aldo Krieger marcou neste sábado (30), a abertura da 10ª Semana Aldo Krieger e também, a programação festiva pelos 162 anos de fundação de Brusque. E o responsável por aquecer os corações de todos os presentes foi o renomado músico gaúcho Renato Borghetti, que apresentou grandes sucessos de sua carreira junto com o violonista Rodrigo Erbs.

Para o artista, poder trazer música para uma casa que respira música, a um local que respira música, é muito bom. Grato por abrilhantar a abertura da 10ª edição da Semana Aldo Krieger e também da Semana de aniversário de Brusque, Renato Borghetti fez questão de enaltecer a dedicação à cultura no município. “Acho muito importante esse trabalho que fazem de manutenção da memória, das obras, das partituras, do acerto. A gente nota um cuidado muito bonito. E acho que isso já serve como um grande exemplo”, destacou.

Já o presidente do Instituto Aldo Krieger (IAK), Carmelo Krieger, fez questão de ressaltar sua gratidão ao músico brusquense Bruno Moritz Neto, pela iniciativa de criar a Semana Aldo Krieger e de destacar a importância do evento, que leva o nome de um dos ícones da cidade, e que se projetou em outras cidades, no estado e também fora, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. “Essa justa homenagem que o Bruno criou, marca, sempre, um acontecimento de suma importância para o município, para a música, para a arte de um modo geral”.

Como idealizador da Semana Aldo Krieger, o músico brusquense Bruno Moritz Neto, frisou que trabalhar com a cultura, a sua preservação, nunca é demais. “A importância da cultura e do fazer cultural do Aldo Krieger, para a nossa cidade, foi um salto gigantesco. Aldo tem, desde músicas para artista solo quanto músicas para grupo, coral, sinfônica. E ele fez isso em uma época muito difícil para essa produção, em que a informação não era acessível como hoje, onde é só acessar um site e fazer uma pesquisa. Ele (Aldo) realmente teve que criar ferramentas para trabalhar com isso”, analisou.

Ele destacou ainda que o fato de estar no Instituto Aldo Krieger, nesta abertura da Semana Aldo Krieger e da Semana de Brusque, permite que todos vejam algumas ferramentas que Aldo usava para fazer cópias antes mesmo da própria máquina de xerox existir. “A gente vê a vontade de manter a cultura e de fazer música, de gostar daquilo e viver daquilo. Pra mim, é uma coisa que toca muito, porque é algo que a gente vê, especialmente nestes dois últimos anos, em que ficamos parados com a pandemia, o quanto faz falta a cultura, a música, o teatro, as artes líricas e tudo o mais. Então, estamos vendo uma homenagem mais do que merecida ao grande maestro Aldo Krieger”, completou.

Presente ao evento, o Prefeito Ari Vequi citou que abrir a semana de aniversário de 162 anos da cidade com o show de Renato Borghetti é motivo de muita alegria. “Um bonito show na casa cultural da cidade, a casa do nosso maestro Aldo Krieger. Iniciamos a programação com uma bela noite e teremos outros grandes eventos ao longo de toda a semana”, finalizou.

Quem foi Aldo Krieger

Nascido em Brusque em 05 de Julho de 1903, Aldo Krieger desde cedo revelou seu talento natural espontâneo, o que fez dele um dos mais significativos compositores catarinenses, cuja obra faz parte da formação da cultura musical brasileira. Começou a estudar música aos sete anos de idade e ainda adolescente, aprendeu a tocar bandoneon, violino, violão, clarinete e saxofone. O maestro e professor de música fundou o Conservatório de Música de Brusque e foi o autor de inúmeras composições para Piano, Canto Coral, Banda de Música, além dos Hinos do Centenário de Brusque e Blumenau, Hino da Associação Coral de Florianópolis, entre outros. Faleceu em Florianópolis no ano de 1972.

Agenda prossegue

A programação da 10ª Semana Aldo Krieger prossegue neste domingo (31), a partir das 15 horas, no IAK, com Roda de Choro com o Grupo Chopp com Rosca. Já a programação dos 162 anos da cidade tem sequência às 10h30, no Santuário de Azambuja, com a Missa em Ação de Graças, e logo depois, às 12h, entrega das obras de drenagem e pavimentação da rua Gustavo Imhof, no bairro São Pedro.

Inscreva-se na newsletter.