Servidores do Samae criam horta comunitária na ETA Central

Iniciativa sustentável deu utilidade para um espaço que estava obsoleto na sede da autarquia

BRUSQUE

  22 de junho de 2021


Ouça o texto
Servidores do Samae criam horta comunitária na ETA Central

Servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque encontraram um jeito bastante criativo e sustentável de aproveitar espaços não utilizados da sede administrativa e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.

Indo muito além do que pedem as suas funções na autarquia, José Carlos Padoani, agente de serviços especiais; Carlos Eduardo Padoani, seu filho, agente de obras; e Edson de Almeida Marques, também agente de obras, idealizaram uma horta comunitária próxima do espaço onde ficam os reservatórios de água tratada.

“Começou com o meu filho Eduardo plantando algumas coisinhas”, explica, orgulhoso o pai José, conhecido no Samae apenas como Padoani. “Aí depois veio eu e o Edson plantando alface, beterraba, cenoura, brócolis, salsa, almeirão, feijão de vara (…) já chegamos a colher várias cabeças de alface e bem grandes. É muito legal poder mexer na terra e colher alguma coisa dentro daquilo que a gente pode”, salienta.

A plantação tem como principal qualidade a não utilização de nenhum agrotóxico sequer. É tudo na base da compostagem, realizada ali mesmo, no Samae Brusque. A ideia da horta deu tão certo que até um quarto integrante já está se juntando ao grupo.

“A gente põe a folha com o barro junto, e isso apodrece, e isso é o nosso ‘esterco’ que trazemos pra cá”, frisa. “Agora já estamos eu, meu filho, o Edson e o Modesto Vequi (motorista) também entrou de sócio (risos)”, finaliza Padoani.

Inscreva-se na newsletter.