Servidores da Secretaria de Saúde participam de capacitação sobre o programa Previne Brasil

As atividades aconteceram nas dependências da Unifebe

14 de outubro de 2021

Na manhã desta quinta-feira(14), servidores da Secretaria de Saúde participaram de uma Oficina de Capacitação sobre o programa, Previne Brasil. A atividade foi promovida pela Secretaria da Atenção Primária à Saúde (APS), do Ministério da Saúde. O encontro aconteceu nas dependências da Unifebe e contou com a presença do prefeito, Ari Vequi e do secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza.

O Previne é um programa do governo federal, que avalia os repasses de recursos para os municípios, e tem o objetivo de aumentar o acesso aos serviços APS. Conforme o chefe do Setor de Informática, Victor Sardo, a ação visou capacitar os servidores sobre o manejo dos dados indicadores. “Orientamos de como alimentar esse sistema, como ele funciona e as melhorias que podem ser feitas, para a aquisição de mais recursos”. afirmou ele.

Conforme o Ministério da Saúde, o repasse das transferências para os municípios, são distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.