Servidora do Samae apresenta trabalho em encontro regional de Educação Ambiental

Engenheira Mylena Rubituci falará sobre projeto de redução de perdas de água em escolas do município

23 de agosto de 2021

Na próxima quinta-feira, 26 de agosto, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque se fará representado na quinta edição do Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú.

O evento, realizado de maneira online e gratuita, é promovido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Gaspar. Ao todo, serão dois dias – 26 e 27 de agosto – de palestras, mesas-redondas e intervenções culturais, transmitidas pelo YouTube e Facebook da instituição de ensino.

A participação do Samae Brusque se dará a partir das 13h, no momento destinado à apresentação de trabalhos da mostra científica. Na ocasião, a engenheira Mylena Rubituci, responsável pelo setor de Gestão Ambiental da autarquia, falará sobre o projeto Redução de Perdas por Vazamentos em Instituições Educacionais Municipais de Brusque, considerado um case de sucesso da companhia.

“É um trabalho realizado desde 2019, que sofreu uma pausa durante a pandemia, mas que aos poucos estamos retomando. Ele consiste em observar discrepâncias nas faturas de água dos educandários. Aquela escola que apresentar valores muito altos na sua conta de água, muito provavelmente significa que possui algum vazamento na estrutura”, explica Mylena, que também preside a Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae (Cogemas).

“Então nós levamos uma equipe de conserto do Samae no local para que seja feita a procura por essas rupturas. A ideia, daqui pra frente, é estender esse trabalho para outros órgãos públicos da cidade de Brusque”, finaliza.