Semana do Trânsito aborda educação para o trânsito com alunos da rede municipal

Intenção é que alunos auxiliem os pais para um trânsito mais seguro, principalmente na circulação próximo às escolas

22 de setembro de 2022

Semana do Trânsito aborda educação para o trânsito com alunos da rede municipal

Durante toda esta semana, de 19 a 23 de setembro, os alunos da rede municipal de Brusque estão recebendo orientações para um trânsito mais seguro, na programação da Semana Nacional do Trânsito. O objetivo é apresentar equipamentos de segurança e a simulação de uma via, para que os alunos tenham consciência sobre a segurança no trânsito, principalmente no entorno das escolas.

Durante toda esta quinta-feira (22), a E.EF. Prefeito Alexandre Merico em conjunto com a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) realizaram ação pedagógica voltada para a educação do trânsito. A intenção foi aproximar os estudantes das normas do Código de Trânsito Brasileiro e com isso incentivá-los a contribuir para a conscientização de adultos na direção ou calçadas.

A diretora da escola, Rosângela Maçaneiro Cuchi, falou sobre o trabalho realizado. “Ações educativas como essas contribuem para a formação consciente dos estudantes, além de ensinar valores como respeito e responsabilidade no trânsito”, explica

O estudante Davi do 4º ano, Mannrich de Mello (9) destacou que a iniciativa o deixou mais consciente das responsabilidades. “É legal que eles estão mostrando o que é certo no trânsito. Aprendi que devo usar capacete para andar de bike, de moto e que a viseira deve estar fechada”. Para a aluna Julia Luiza Petschow, também do 4º ano, o método utilizado foi muito positivo. “Aprender assim é mais alegre, mais divertido, mais espontâneo,” explicou.

Trânsito próximo às escolas

O agente de trânsito da GTB de Brusque, Adriano Rocha, destacou a importância da educação no ambiente escolar. A Guarda de Trânsito recebe muitas denúncias referentes a irregularidades em frente às escolas. Os pais que vão buscar as crianças, muitas vezes pequenas, carregam elas no banco da frente, sem cinto de segurança. Muitas vezes na moto a criança está sem o capacete, estaciona de forma regular. Então, o objetivo da Semana do Trânsito esse ano foi justamente trabalhar nas escolas,” esclareceu.

A coordenadora pedagógica da escola, Suellen dos Santos Chagas, explicou sobre o desenvolvimento das ações. “As atividades foram planejadas para que pudessem aprender a respeitar algumas placas importantes e ter atitudes corretas para evitar acidentes: uso do cinto de segurança, a importância do assento da cadeira, não jogar lixo pela janela, não falar ao celular enquanto dirige, respeitar o próximo e ter paciência”.

A Semana Nacional do Trânsito foi estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro e está inserida no calendário pedagógico da rede. As atividades correspondem à faixa etária de cada estudante. A comunidade e as famílias também são responsáveis por participar dessa educação, proporcionando um trânsito mais seguro.