Semana da Pátria terá ações nas escolas e encerra com ato cívico de 7 de Setembro na Praça Sesquicentenário

A Prefeitura de Brusque, por intermédio da Secretaria da Educação, e com apoio do Tiro de Guerra(TG) 05-005, prepara uma […]

3 de setembro de 2019

A Prefeitura de Brusque, por intermédio da Secretaria da Educação, e com apoio do Tiro de Guerra(TG) 05-005, prepara uma semana extensa de atividades para comemoração da Semana da Pátria.

O ponto alto será o ato cívico de 7 de setembro, que será realizado no sábado, às 9h, na Praça Sesquicentenário. “Esse será o segundo ano consecutivo na praça. É um lugar que simboliza esse momento, por estarmos defronte aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, lembra a secretária da Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo (Veja programação completa abaixo).

Durante essa semana, todas as unidades escolares do município realizam atividades cívicas, ressalta Eliani. “O hasteamento da Bandeira e a execução do Hino Nacional são atividades que já vêm sendo realizadas na Rede Municipal ao longo do ano, durante o ato cívico”, comenta. “Nessa semana, as unidades escolares estão com uma programação festiva em alusão à semana da pátria.

Além de toda a decoração verde e amarela, há realização de apresentações artísticas com música, teatro e declamação de poesias. Também ocorrem atividades sobre o significado dos símbolos nacionais e as cores da bandeira”, destaca a secretária.

O Tiro de Guerra(TG) 05-005, de Brusque, também está com a agenda movimentada durante a principal semana do calendário da corporação. Conforme comenta o subtenente Rubens, além da condução da bandeira e execução do Hino Nacional no ato cívico do dia 7, os atiradores também participam de diversas outras ações durante em alusão à Semana da Pátria. “O principal objetivo é divulgar as diversas formas de egresso à instituição”, observa Rubens. “Desde abril já visitamos várias escolas, mas agora estamos focando mais no pessoal que tem interesse em entrar no Exército”, destaca.

Nessa quarta-feira (4), o Tiro de Guerra participa de uma ação na FIP. A cerimônia terá a execução do Hino Nacional, e contará com a participação da banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau. Já na sexta-feira (6) os atiradores seguem com visitas às escolas de Brusque. Haverá, ainda, um encontro com a turma do TG que atuou durante as enchentes registradas em Brusque no ano de 1984. “Na ocasião, será feita uma reportagem para mostrar as ações e o apoio que o TG deu naquela oportunidade”.

Veja a programação completa do ato cívico de 7 de setembro
Início: 9h
Local: Praça Sesquicentenário
Participação: Tiro de Guerra – TG 05-005