Semana da Inclusão e Diversidade mobiliza unidades de ensino de Brusque

Atividades variadas estão sendo desenvolvidas desde segunda-feira em escolas e centros de educação infantil

BRUSQUE

  24 de agosto de 2022


Ouça o texto
Semana da Inclusão e Diversidade mobiliza unidades de ensino de Brusque

Com o objetivo de promover a igualdade e o respeito, a Secretaria de Educação de Brusque, por meio do Núcleo de Apoio Multiprofissional da Educação Inclusiva, promove, entre os dias 22 e 26 de agosto, a Semana da Inclusão e Diversidade.

Ao longo de toda esta semana, as unidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, trabalham, de diversas formas, as temáticas com seus alunos. As ações, interdisciplinares e diferenciadas para as faixas etárias, variam desde contações de histórias, brincadeiras, lives, debates e encenações teatrais até o uso de recursos e estímulos sensoriais, músicas, exibições de filmes, oficinas e exposições artísticas.

A EEF e CEI Prof. Augusta Knorring, por exemplo, tem como tema “Aprendendo com as diferenças”. E na sua programação, para esta quinta-feira (25), vai ter a exibição do filme Extraordinário, para os estudantes do 4° e 5° ano, e atividade inclusiva utilizando o chromebook para o 3º ano, além de contação de histórias para as turmas do Pré I e II.

E para encerrar a agenda, na sexta-feira (26), todas as turmas vão assistir ao espetáculo teatral ‘Menina Bonita do Laço de Fita’, apresentado por funcionários da escola. Neste dia, o CEI Benta Vanolli, por sua vez, vai promover o baile do Dia do Diferente, onde as crianças vão poder trajar roupas variadas. Já a EEF Poço Fundo, no dia 26, vai finalizar sua programação da Semana da Inclusão e Diversidade com apresentação do 3º ano em Libras, às 15h30 e a seguir, palestra sobre dislexia.

Outra unidade engajada na ação é a EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner, que nesta quinta-feira (25), tem agendada palestra com a psicóloga Maria Verônica para os alunos do 6º e 9º ano, pela manhã, e do 7º e 8º ano, à tarde. E na sexta-feira (26), completa sua programação com o Dia do Diferente e Piquenique.

Também na sexta-feira (26), quatro unidades de ensino vão ter a oportunidade de receber a palestra com a mestre em Psicopedagogia Rafaela Mund, de Florianópolis, que vai abordar o tema “Habilidades Socioemocionais”, dentro do contexto da diversidade e da inclusão. Pela manhã, a conversa da especialista será na EEF Cedro Alto e EEF Isaura Gouveia, e à tarde, na EEF Augusta Knorring e EEF Theodoro Becker.

Atenção Permanente

A Diretora de Ensino Fundamental e EJA da Secretaria de Educação, Ivanete Lago Groh, destaca que o foco na inclusão e diversidade não se resumem à semana de conscientização. “Sabemos que a atenção a esse tema se estende, o ano todo e por toda a vida. Mas a ênfase se dá na perspectiva da reflexão sobre todos os avanços obtidos e sobre o que ainda precisamos avançar. Somos uma rede de ensino privilegiada, que há muito tempo prima por garantir os direitos da pessoa com deficiência”, destaca.

Ela reforça que, mesmo antes do projeto de lei entrar em vigor, a SEME já contava com uma equipe multidisciplinar formada por psicopedagoga, assistente social, psicóloga e fonoaudióloga. “Isso nos deixa bastante orgulhosos, pois trabalhamos para garantir direitos e fazer sempre o nosso melhor para aqueles que precisam de acolhida, de alguém que compartilhe dos seus anseios, mas que também junto batalhe para realização dos seus sonhos, garanta seu acesso e permanência em um ensino de qualidade. E é isso que a Rede Municipal de Educação de Brusque oferece a todos os alunos, sejam eles público alvo da Educação Especial ou não”, finaliza Ivanete Groh.

Inscreva-se na newsletter.