Semana começa com o retorno às aulas na rede municipal de ensino

Durante o recesso de julho, algumas unidades receberam melhorias na estrutura

2 de agosto de 2022

Semana começa com o retorno às aulas na rede municipal de ensino

Além da formação continuada para profissionais, a construção de novos ambientes, pintura interna e externa, reordenamento de espaços. O recesso de julho foi marcado por ações e obras em algumas unidades da rede municipal de ensino de Brusque. Tudo para o retorno às aulas para o segundo semestre letivo, nesta segunda-feira (01), ser ainda melhor aos estudantes, com mais empolgação e energia positiva. Ao todo, mais de 14 mil alunos, do Ensino Infantil e Educação Fundamental, regressam às suas atividades escolares.

Uma das unidades que aproveitou o recesso do meio do ano letivo para investir em melhorias estruturais foi o Centro de Educação Infantil Tia Trude, no bairro Dom Joaquim. No local, foi iniciada a obra de construção de um novo espaço que irá abrigar o depósito e o arquivo morto do CEI.

Além disso, no lado externo da unidade, onde fica a chamada ‘área sensorial’, foi feita a base para a instalação dos ‘lavecos’, que são os lavatórios para as crianças efetuarem a higienização de mãos e pés. Para proteger os equipamentos, a Associação de Pais e Professores garantiu a instalação de uma cobertura para os equipamentos. O CEI Tia Trude atende a quase 300 crianças do Ensino Infantil, com idades entre zero a cinco anos e 11 meses, com creche e pré-escola.

Já no CEI Tia Ana, na Limeira Baixa, o foco foi para a pintura interna e externa da unidade. A fachada principal e várias salas e outros ambientes foram contemplados com o trabalho efetuado durante as férias de julho. A direção do Centro trabalha agora na preparação de um novo acesso entre os imóveis que compõem a estrutura do CEI.

Para tanto, uma parede foi fechada e sua lateral, uma porta instalada. Na sequência, um telhado deve ser colocado no trajeto que ligará as duas casas, internamente, garantindo travessia segura e mais rápida para os alunos e a equipe que atua no local, facilitando, inclusive, a alimentação das crianças. O CEI Tia Ana atende a 260 crianças do Ensino Infantil, dos três aos seis anos, sendo 84 delas em creche de período integral.

Por sua vez, a Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, bairro Souza Cruz, utilizou o período de recesso de inverno para investir na troca do telhado do refeitório, do corredor e de algumas salas do piso térreo. Também foram colocados novos rodapés e vistas de portas, além da pintura de salas de aula e instalação da rede de gás na cozinha.

Completaram o trabalho a organização do ambiente onde funcionam a secretaria, orientação e direção escolar, além do ordenamento de espaços para melhor aproveitamento. Vencida esta etapa, segundo a direção da unidade, o próximo foco de trabalho vai ser a estruturação da rede de internet para melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos oferecidos pela Secretaria de Educação aos estudantes da unidade A EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner atende no momento a 386 alunos, com quatro turmas de Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Foram algumas intervenções nos espaços físicos no período de férias de julho para que o trabalho neste segundo semestre letivo tenha ainda mais motivação, mais alegria, toda a seriedade e comprometimento em um ambiente cada vez melhor, mais confortável e seguro”, pondera a secretária de Educação brusquense, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.