Segurança foi uma das marcas da 34ª edição da Fenarreco

Começou o último fim de semana da festa mais gostosa do Brasil. Confira o que rolou no pavilhão nesta sexta-feira (15)

21 de outubro de 2019

Segurança foi uma das marcas da 34ª edição da Fenarreco

Desde a abertura até agora, o que não faltou foi alegria no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, durante a Fenarreco. Milhares de pessoas garantiram presença na festa mais gostosa do Brasil, que nesta sexta-feira (15) entrou no último fim de semana de programação. E não foi só a alegria que marcou presença nesta edição. Quem passou pelo evento comprovou que a Fenarreco é também a festa de outubro mais segura do país.

“Pacífica e segura. Assim foi a Fenarreco 2019. Trabalhamos com quatro policiais, que vieram de outras cidades para o evento. Tivemos o registro de algumas ocorrências, principalmente celulares e documentos pessoais perdidos”, afirma o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri.

O comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, concorda. De acordo com ele, a exemplo das edições anteriores o perfil familiar do evento facilita o trabalho da PM.

“As ocorrências registradas foram em sua maioria provocadas pela própria polícia, como ocorrência de consumo de bebida alcoólica por menores, uso de entorpecente em locais mais afastados, suspeita de tráfico de drogas e as barreiras de trânsito, onde poucas infrações estão sendo lavradas. Com relação ao uso de bebida alcoólica e condução de veículo automotor tivemos três ou quatro ocorrências no primeiro fim de semana. O que deixa claro que a Fenarreco não só é a festa mais gostosa do Brasil, como também a mais segura”, detalha.

Segundo o comandante, neste fim de semana a exemplo do anterior, 20 policiais vindos do Sul do Estado chegam para trabalhar na Fenarreco. “Entre 21h e 2h pelo menos 24 policiais atuam no policiamento dentro da festa e no entorno”, acrescenta.

Para o secretário de Trânsito, Renato Bianchi, a tranquilidade também marcou a festa. “Por parte da Guarda Municipal de Trânsito tivemos apenas dois problemas com embriaguês e manobras perigosas na saída do estacionamento. Não tivemos nenhum problema grave ou acidente com vítima na saída da festa. Há bastante procura por táxi e aplicativos. O pessoal está mais consciente”, declara.

Também trabalharam no evento 42 seguranças da empresa Minister. “Para garantir a segurança contamos ainda com 25 câmeras de monitoramento em toda a extensão do pavilhão interno e externo. Toda a movimentação é acompanhada em um monitor. As ocorrências que atendemos são encaminhamos para a Polícia Civil, mas este ano até o momento não houve nenhuma grave. A Fenarreco sempre foi tranquila”, frisa o coordenador de segurança, José Luis Silva.

De acordo com o diretor de Turismo, Sidnei Dematé, a organização da Fenarreco está totalmente satisfeita no que se refere a segurança da festa. “A segurança foi efetiva. Tivemos uma grande parceria com as Polícias Militar e Civil, com a Guarda de Trânsito e com a empresa contratada. Com o apoio deles, os foliões se sentiram seguros na chegada, na ida para casa e durante a festa. Saímos de mais um evento bem tranquilo levando em consideração o quesito segurança do município”, declara.

A festa na sexta-feira

Das 11h da manhã de sexta-feira (15) até a madrugada de sábado (16) centenas de pessoas passaram pela Fenarreco, embora o público não tenha lotado o pavilhão no período da noite, por conta do temporal que caiu na cidade.

A animação dos fenafesteiros ficou por conta da Brusband, do Trio Primavera, da Banda 15 Show, Blumenau Band e Moacir Musikanten, no Pavilhão Cultural. Já no Pavilhão Principal, a diversão foi garantida com a Banda Cruzeiro, Banda D´Fiebes e o DJ Jansem.

Para o funcionário público de Nova Trento, Valdemir Luiz Quaiatto, que curtiu a noite com a família, a Fenarreco é muito agradável e segura. “Chegamos aqui sempre com muita tranquilidade. Vejo a segurança muito boa, bom estacionamento. Aqui a gente se sente em casa”, avalia.

Gosto de quero mais

No sábado (16) a festa reinicia às 11h com apresentação da banda Os Fritz, no Pavilhão Cultural. Logo mais, às 14h, sobe no mesmo palco o Trio Primavera e às 17h, a Orquestra Catarinense é que se apresenta para o público. A banda Os Montanari também é presença confirmada na programação. Já no Pavilhão Principal garantem a diversão dos fenafesteiros as bandas Vox 3, Society e DJ Billy.

No domingo, a 34ª edição da Fenarreco se despede com “gosto de quero mais”. O ponto alto da programação é a escolha da nova realeza da festa, às 20h.

“Estamos ansiosos pelo final de semana. É uma expectativa para os últimos dias do evento. Esperamos um grande público. A expectativa é grande. Esperamos que São Pedro colabore e que tenhamos um grande número de foliões no sábado e domingo”, destaca Dematé.

De acordo com ele, desde o início até agora a festa foi um sucesso. “Tivemos bom público, muita alegria, muito chope, muita diversão e música boa. Também tivemos a presença de público daqui e vindo de outros estados, que foi recebido em um pavilhão renovado e com uma estrutura acolhedora. Isso para nós é gratificante!”, conclui o diretor de Turismo.