Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano José Buligon, visita Centro de Inovação Tecnológica de Brusque

A visita contou com o prefeito de Brusque, Ari Vequi, e ocorreu na manhã desta quinta-feira (01)

1 de abril de 2021

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano José Buligon, esteve na manhã desta quinta-feira (01) em Brusque, o secretário veio visitar o futuro Centro de Inovação Tecnológica. O encontro ocorreu na obra do centro e contou a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi

Buligon destacou a importância do centro para o estado. “Acima de tudo entender que a inovação a ciência e a tecnologia terá um papel muito importante para a economia e para manter Santa Catarina nos melhores índices, como temos hoje, de emprego, nos melhores índices de crescimento econômico, nos melhores índices também do crescimento da indústria, do comércio e dos serviços,” disse.

Continuidade da obra

O secretário veio a Brusque para conferir a obra e garantiu a continuidade dela, já que esta está paralisada. “O valor já está disponível, é 1,2 milhões, o fato é que temos que fazer o processo de licitação, o processo de rescisão já foi feito, ou seja, fizemos o processo de rescisão do contrato antigo e agora está no processo de licitação, o processo já foi autorizado pelo gabinete do governador e agora da governadora Daniela e nós estamos no processo de confecção de edital e, dentro de poucos dias, acredito que dentro de 30 dias nós vamos ter na praça, como a gente diz, o edital publicado para que as empresas interessadas possam tomar conhecimento e participar desta licitação,” destacou.

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, destacou a parceria entre o estado e município e das tratativas para que o centro seja concedido para a administração municipal. “Fico muito alegre em poder receber o secretário hoje e também trazer essa boa nova, de que os recursos estaduais estão garantidos para que a gente possa finalizar essa obra. Eu pedi para que o processo de doação fosse avaliado, para que de repente nós possamos colocar aqui o que falta,” esclareu.

As atividades do centro

O presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy, que participou da visita, falou das ações para o funcionamento do centro. “independente da obra estar pronta ou não, nós estamos em plena ação, teremos aí diversas ações sendo desencadeadas e outras que já estão sendo desenvolvidas, a partir do momento que essa obra for finalizada, nós com certeza teremos uma sede de inovação para todo o ecossistema. Então, a nossa expectativa é que a gente possa realmente ter esse local de referência, para que o ecossistema, como um todo, da nossa região prospere pela forma que Brusque merece,” explicou.

Participaram também da visita o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Ademir José Jorge, o vereador André Vechi e o ex-prefeito Jonas Paegle.

O Centro de Inovação Tecnológica de Brusque é um ambiente que está sendo criado criado para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador, ajudando a criar e expandir negócios inovadores.

Em Brusque o centro vai ser especializado em:
Indústria da moda;
Varejo e experiência de consumo;
Manufatura e Automação Industrial;
Saúde e Qualidade de vida;
Educação e Escolarização;
Mobilidade, Transporte e Clima.