Secretaria de Saúde trabalha para restabelecer o quadro funcional para atender população

Mais de 120 mil pessoas são assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Brusque

BRUSQUE

  4 de maio de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Saúde trabalha para restabelecer o quadro funcional para atender população

A busca por atendimento da população vem em um crescente. Em Brusque, o número de pessoas assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 120 mil usuários cadastrados com Cartão Nacional de Saúde (CNS), de uma população do município estimada em 140 mil habitantes. Com isso, a demanda nos serviços de saúde aumentou e um processo de organização ocorre na Secretaria de Saúde. Desde o início do ano, após a pandemia, a Secretaria trabalhou para restabelecer o quadro funcional. A maior dificuldade foi na contratação de médicos, que de acordo com o Setor de Recursos Humanos, os profissionais recusaram a vaga, tanto aqueles chamados pelo Concurso Público como nos Processos Seletivos.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, explica que em maio a situação muda, ou seja, com as novas contratações, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), estarão com as equipes minimamente completas para o acolhimento dos pacientes, A unidade do São Luiz 2 está em processo de contratação de um médico, e a do Rio Branco, são três médicos formados, dois residentes e um preceptor. “Nos esforçamos desde o começo do ano para chegarmos a essa boa notícia. Estamos cientes que a busca por atendimentos só aumenta na nossa cidade, e o sistema tenta acompanhar, mas encontramos algumas dificuldades, que aos poucos vamos resolvendo”.

A Atenção Primária de Saúde é composta por 27 Unidades Básicas de Saúde, com 35 equipes de Estratégias de Saúde da Família. Consideradas a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), as UBS são ordenadoras do cuidado da rede. Com consultas de rotina para pacientes crônicos, diabéticos, hipertensos, gestantes, crianças, além de vacinas, consultas odontológicas, dentre outros.

“Todas as equipes estão preparadas para o acolhimento, agendamento, e encaminhamento, seja para o Pronto Atendimento na Policlínica, ou então para os hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que possuem convênio com a Prefeitura para atendimento via SUS. O atendimento imediato nas UBS ocorre de acordo com a urgência, mas o acolhimento acontece, o paciente não fica desasistido”, afirma Osvaldo.

O Programa de Serviço de Assistência Domiciliar Melhor em Casa que é o conjunto de atividades desenvolvidas no domicílio, em função da complexidade assistencial e avaliação socioambiental, com foco na desospitalização, também teve um aumento no quadro funcional, no momento 17 servidores atuam no programa.

A contratação de especialista também marcou os primeiros meses do ano. No total, foram 11 profissionais: um ginecologista, dois mastologistas, dois pediatras, um psiquiatra, um pneumologista, um otorrinolaringologista, um urologista, um gastroenterologista e um endocrinologista.

Atendimentos em números
Os números são a somatória dos quatro primeiros meses do ano.

  • Atenção Básica, 66.085 atendimentos;
  • Pronto Atendimento (Na Policlínica), 32.510 atendimentos;
  • Especialidade, 32.213 atendimentos;
  • Enfermagem, 23.175 atendimentos;
  • Cirurgias, 3.421;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 1.114 atendimentos;
  • Odontologia, 7.237 consultas;
  • Número de medicamentos dispensados, 7.949.310;
  • Fraldas, 64.972 unidades distribuídas;

Inscreva-se na newsletter.