Secretaria de Saúde segue determinação da Anvisa e recolhe lotes de losartana

Os medicamentos dos lotes determinados não serão mais entregues à população

BRUSQUE

  24 de junho de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Saúde segue determinação da Anvisa e recolhe lotes de losartana

Na quinta-feira (23) a Anvisa determinou a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Farmacêutica, informa que todos os medicamentos dos lotes foram retirados da Farmácia Básica e não serão mais distribuídos à população. De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. No total, 250.000 mil comprimidos foram recolhidos.

A diretora, Patrícia Bernardi Sassi, explica que os pacientes que têm o medicamento em casa devem continuar fazendo o uso, pois a medida da Anvisa é preventiva. “A nossa orientação é que esses pacientes sigam o tratamento, e em caso de dúvidas procurem os seus médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”.

Patrícia ressalta que a interdição a princípio não irá prejudicar a entrega dos medicamentos, tendo em vista que a Secretaria possui outros lotes de losartana que não estão na lista de recolhimento.

A Anvisa também orienta o paciente que possuir os lotes afetados que entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar sobre a troca do seu medicamento por um lote que não tenha sido necessário o recolhimento. Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

Para consultar os lotes que estão sendo recolhidos em atendimento à orientação da Anvisa, basta acessar o link da resolução: https://tinyurl.com/resolucao-re

Inscreva-se na newsletter.