Secretaria de Saúde segue determinação da Anvisa e orienta a suspensão da venda de pomadas modeladoras de cabelo

De acordo com a Anvisa surgiram casos de pessoas com irritação nos olhos e até cegueira temporária, após o uso deste produto

17 de fevereiro de 2023

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as pomadas para modelar e trançar cabelos estão com a venda suspensa. De acordo com a Anvisa houve aumento nos casos de pessoas com irritação nos olhos e até cegueira temporária.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, explica que não há necessidade do recolhimento do produto por parte da Vigilância, a orientação é que os estabelecimentos que comercializam as pomadas devem parar as vendas e aguardar até o resultado das análises. “Seguimos a determinação do Estado de fazer o alerta e vamos aguardar as decisões e análises futuras para um direcionamento. Ainda não se sabe qual componente provocou cegueira temporária em algumas pessoas que utilizaram, então estão analisando várias marcas e lotes”.

Ariane ressalta que, se a população verificar a comercialização do produto, a orientação é que faça uma denúncia na ouvidoria da Prefeitura, por meio do site www.brusque.sc.gov.br, no menu Ouvidoria, também via telefone das 8h às 18h, sem intervalos, por meio do número 156. Ou então de forma presencial, das 12h e 18h no quarto andar da Prefeitura.