Secretaria de Saúde restabelece estoque de fraldas

Os beneficiados são pessoas acamadas e com doenças específicas

2 de fevereiro de 2023

Secretaria de Saúde restabelece estoque de fraldas

A Secretaria de Saúde de Brusque inicia 2023 com o estoque de fraldas normalizado. No total, são 28 mil unidades distribuídas gratuitamente por mês, para usuários cadastrados, conforme diretrizes pré-estabelecidas. No final de 2022, devido a dificuldade de entrega do fornecedor, a distribuição do tamanho G foi prejudicada.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, ressalta que essa é mais uma demanda que a pasta realiza em prol da saúde da população. “Felizmente agora estamos com todos os tamanhos (P, M, G e GG), em estoque para atender a nossa comunidade. No final do ano o fornecedor, devido a falta de matéria-prima, demorou a entrega do tamanho G, mas agora tudo está normalizado”.

Osvaldo destaca que esse é um benefício específico para algumas situações. “Seguimos alguns critérios, conforme o Ministério da Saúde, para que o usuário seja beneficiado com as fraldas. Mas mesmo assim temos um número considerável de pessoas que recebem. Trabalhamos de forma organizada, realizando as compras com antecedência, para evitar o máximo a falta desse material”.

As fraldas são distribuídas pelo setor de almoxarifado para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde é feita a retirada para os usuários cadastrados.

Critérios para ser beneficiado

• Ter idade igual ou superior a 60 anos ou pessoa com deficiência.
  • Os usuários deverão ser moradores de Brusque/SC, cadastrados no Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS WEB), estar vinculado ao município por meio do Cadastro Domiciliar e Individual da Atenção Básica.
  • Portadores de doenças crônico-degenerativas agudizadas, patologias que necessitam de cuidados paliativos e Portadores de incapacidade funcional provisória ou permanente compreendendo:

Bexiga neuropática não inibida
N31.1 Bexiga neurogênica reflexa
Outras incontinências urinárias
Cólon neurogênicos associados
Demência na doença de Alzheimer
Demência vascular
Demência na doença de Parkinson
Retardo mental grave
Paralisia cerebral
Paraplegia e tetraplegia
Lesão encefálica anóxica, não especificado como hemorrágico ou isquêmico
Sequela de traumatismo intracraniano
Sequelas de outras doenças infecciosas e parasitárias e das não espefíficas (COVID 19)
Neoplasia maligna da Próstata (com evolução para com incontinência urinária após o tratamento cirúrgico) – em pacientes acamados
Encefalite, Mielite, Encefalomielite
Hemorragia Intracerebral
Infarto Cerebral
Acidente Vascular Cerebral não especificado como hemorrágico ou isquêmico
Sequela de Doença Cerebrovascular
Estenose de Uretra
Espinha Bífida Lombar com Hidrocefalia
Espinha Bífida Sacral com Hidrocefalia
Incontinência fecal
Incontinência urinária não especificada
Sequela de Traumatismo de Coluna Vertebral
Obs.: Outras patologias deverão ser avaliadas pela equipe.