Secretaria de Saúde realiza manutenção de suas estruturas físicas

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais repartições recebem reparos conforme cronograma

BRUSQUE

  16 de novembro de 2021


Ouça o texto
Secretaria de Saúde realiza manutenção de suas estruturas físicas

A Secretaria de Saúde segue trabalhando na manutenção de suas estruturas físicas. Ao longo dos meses foram feitos reparos em telhados, pinturas, lavagens, troca de lâmpadas e outras manutenções pertinentes nas Unidades Básicas de Saúde e demais repartições.

O chefe de Patrimônio da Saúde, Rafael Cavichioli, explica que o trabalho é constante, e que desde maio tem se intensificado. “Temos diversos prédios que oferecem serviço em saúde e que precisam de cuidados. Só de Unidades Básicas de Saúde (UBS), temos 26. Então organizamos um cronograma e estamos ao longo do ano desenvolvendo”, afirmou.

O trabalho de manutenção também é feito por meio da Secretaria de Infraestrutura e Engenharia (SIE).

Confira o que foi e será feito em 2021

Telhado

A manutenção no telhado já foi feita nas unidades dos bairros, Rio Branco, Emma II, Planalto, Volta Grande, Bateas, Limeira Alta e Baixa, Ponta Russa, Poço Fundo, Rua Nova Trento, Cedrinho, São João, Zantão, Águas Claras, Santa Rita, Centro, Nova Brasília.

Está no cronograma para realizar, por meio da SIE, as unidades dos bairros, Dom Joaquim, Steffen, Paquetá e São Luiz. E já foram executadas as reformas de telhado, na Policlínica, bairros Guarani, Santa Terezinha e Vigilância em Saúde.

Rafael explica que o cuidado com o telhado é algo necessário e acontece de forma rotineira. “Temos muitas chuvas, tivemos casos de pessoas que subiram em cima e danificaram. Galhos de árvores também danificam. É algo que precisa seguidamente da nossa atenção”, afirmou.

Pinturas

Uma empresa foi licitada para realizar as pinturas. Conforme o cronograma já receberam a pintura as unidades dos bairros, Poço Fundo (novo), Santa Terezinha, Guarani, Limeira Alta (novo), Emma II, Zantão (novo), Santa Luzia, Ponta Russa, São João (novo), São Pedro, Cedrinho, Limeira Baixa, Santa Rita (em andamento). E estão ainda previstas até o final do ano pintar, nos bairros, Planalto, São Luiz e Paquetá.

Conforme Rafael, a empresa está atuando com quatro pintores. “Dois estão no prédio da Policlínica e dois ficam nas unidades. É um serviço que exige um pouco mais, principalmente das questões climáticas, por isso, é preciso ter essa flexibilização em relação ao tempo de execução. Com o tempo úmido a tinta demora a secar, nas últimas semanas praticamente não tivemos sol em Brusque, tudo agrava”, destacou ele.

Lâmpadas

Outro serviço que é necessário são as trocas de lâmpadas. Em 2021, já foram 458 lâmpadas novas distribuídas pelas unidades de saúde. Conforme Rafael, até o final do ano, serão trocadas todas as lâmpadas danificadas das 27 unidades.

Inscreva-se na newsletter.