Secretaria de Saúde realiza diversas ações relacionadas ao Setembro Amarelo

Mês é dedicado a prevenção ao suicídio

BRUSQUE

  9 de setembro de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Saúde realiza diversas ações relacionadas ao Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos serviços de Saúde Mental, iniciou as ações relacionadas ao Setembro Amarelo, ou seja, mês dedicado à prevenção do suicídio. No Brasil, a campanha foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. No calendário, 10 de setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema escolhido esse ano para o Setembro Amarelo foi: ‘Sua Vida importa’.

As ações de atenção ao tema em Brusque ocorrem ao longo de todo o mês. Na manhã desta sexta-feira (09), o CAPS AD realiza uma panfletagem com orientação no Terminal Urbano até às 11h30. O Caps 2 realiza um piquenique no Parque das Esculturas com os usuários que estão em tratamento.

Confira algumas ações que serão realizadas

  • 09/09 Equipe AMENT em parceria com o Cras realizarão uma conversa com grupo de idosos, com alusão ao tema, setembro amarelo, valorização da vida e prevenção ao suicídio. Será ensinado técnicas para redução da ansiedade.
  • No dia 13/09 a CVV e o CAPS AD estarão em parceria realizando uma roda de conversa sobre o trabalho desenvolvido pelo CVV
  • 19 e 20/09 CAPS infantil em parceria com Cras da Limeira realizarão uma conversa a respeito de saúde mental com crianças e adolescentes. E o mesmo tema também será tema de uma live no dia 20/09 com a equipe da Caps Infantil
  • Durante todo o mês, a equipe AMENT, realizará junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), um questionário com os profissionais da saúde, onde será avaliado a qualidade da saúde atualmente.

Inscreva-se na newsletter.