Secretaria de Saúde realiza ação do Novembro Azul em parceria com a Secretaria de Obras

Atividade reuniu cerca de 300 servidores na manhã desta quinta-feira (10)

10 de novembro de 2022

Na manhã desta quinta-feira (10), a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Obras, realizou uma ação alusiva ao Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem em geral. A atividade contou com o apoio da Direção de Especialidades, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Academia da Saúde, Senac e Univali. Na oportunidade, foram oferecidos testes rápidos (HIV, sífilis, e hepatites), além da verificação da pressão arterial, teste de glicose e avaliação nutricional. E uma palestra com o médico, urologista da Rede Municipal de Saúde, Diogo Edele dos Santos.

A diretora-geral de Saúde, Camila Pereira, agradeceu a parceria e afirmou que a iniciativa visa trazer o cuidado preventivo da saúde do homem, “O secretário, Ricardo prontamente atendeu nosso pedido, conseguimos reunir praticamente 300 homens para as atividades. Em nome do secretário Osvaldo sou grata a todos que contribuíram para que pudéssemos realizar essa ação. Começamos cuidando dos nossos servidores e pedimos que os homens procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e façam consultas e exames preventivos”.

O palestrante da manhã, foi o médico urologista, Diogo, que na oportunidade esclareceu dúvidas e falou sobre os cuidados preventivos. “O homem tem um comportamento diferente da mulher, ele tem mais medo, mais receio, mais preconceito, procuram o médico quando sentem alguma coisa e a campanha aborda essa temática de prevenção. Sabemos que o homem tem uma expectativa menor de vida, muito por esse comportamento”.

Em relação específica ao câncer de próstata, Diogo, reafirma a importância do diagnóstico precoce. “Saber da doença no começo faz toda a diferença, os estudos dizem que homens que fazem diagnóstico precoce tem mais de 90 % de chance de cura e quem faz de forma tardia tem uma chance de cura muito menor, portanto a prevenção sempre será sempre mais efetiva para o tratamento”.

Servidor há 14 anos, Ângelo Loffi, participou da ação, e salientou a importância da atividade realizada. “É muito importante, nos incentiva a cuidar da saúde, às vezes na correria dos dias, não prestamos atenção nisso. É uma oportunidade muito boa que a Secretaria de Saúde trouxe para nós, com a realização dos testes, e ainda uma palestra para nos trazer informação”.