Secretaria de Saúde está em processo de contratação de 20 médicos para Rede Municipal de Saúde

Admissões demoram pela desistência dos candidatos

30 de março de 2022

A busca por médicos tem sido um desafio para a Secretaria de Saúde. Na última atualização do Departamento de Recursos Humanos, 20 profissionais de medicina estão em processo de contratação. Onde 14 foram convocados do Concurso Público e seis do Processo Seletivo. Entre os profissionais, estão clínicos gerais, psiquiatras, ortopedistas, ginecologistas e um auditor.

A chefe de Recursos Humanos da Saúde, Sandra da Conceição Bossa, explica que a maior dificuldade está na desistência dos profissionais. “Mais de 10 médicos não aceitaram assumir as vagas. Por diversos motivos. Estamos fazendo o chamado, convocando, mas esbarramos no desejo do profissional”.

Outra dificuldade, são as questões burocráticas, de acordo com Sandra, quando o médico é convocado, por meio de Concurso Público, ele tem até 30 dias para aceitar e apresentar as documentações. “Antes desse prazo não podemos chamar o próximo, temos que seguir a legislação. No Processo Seletivo, esse trâmite é mais rápido. Estamos constantemente em contato e tentando, mas tem sido muito dificil”.

Orientação para atendimento

Enquanto o quadro funcional não estiver completo, a orientação da Secretaria da Saúde, é que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde sempre uma equipe fará o acolhimento e o encaminhamento necessário de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h. Outra alternativa, é buscar o Pronto Atendimento da Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h30. Ou então, os hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que possuem convênio com a Prefeitura para atendimento via SUS, 24h, sete dias por semana.

Neuropediatra e nefrologista

Entre as dificuldades de contratação, o Departamento de Recursos Humanos, comemora uma boa notícia, ou seja, a contratação de uma profissional neuropediatra e um nefrologista. Sandra conta que isso só foi possível depois de mais de um ano na busca, inclusive com realização de Concurso Público e diversos Processos Seletivos em que não houve aprovados ou inscritos.