Secretaria de Saúde esclarece informações sobre a Covid-19 e a dengue

Importância da vacinação e distribuição do medicamento Paxlovid foram temas abordados

25 de novembro de 2022

Secretaria de Saúde esclarece informações sobre a Covid-19 e a dengue

Na tarde desta sexta-feira (25), o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, e o médico infectologista, Ricardo Freitas, participaram de uma entrevista coletiva com a imprensa para esclarecer informações sobre a Covid-19 e também a dengue. O encontro com a imprensa ocorreu na Secretaria de Saúde.

De acordo com o secretário Osvaldo, a Secretaria está em constante monitoramento. “Nas últimas semanas, os números subiram de forma considerável, tivemos um óbito, e isso nos faz olhar com mais atenção para a Covid-19, é uma variante, mas não temos ninguém com complicações graves, estamos atentos e pedimos à população que tome os cuidados”.

Importância da vacinação

O médico infectologista, Ricardo, reafirmou a importância de as pessoas completarem seus esquemas vacinais. “Estamos com 20% da população sem as duas doses iniciais da vacina, e é importante que essas pessoas se vacinem, para que possamos ter uma segurança maior”.

Conforme o último boletim, foram aplicadas 280.848 doses do imunizante no município. Os parcialmente imunizados são 112.104. E os totalmente imunizados somam 109.753. A terceira dose foi aplicada em 46.706 pessoas e a quarta dose em 12.285 pessoas.

Distribuição do Paxlovid

Paxlovid é um medicamento composto por dois antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir, indicado para pacientes com quadro leves a moderados da Covid-19. O medicamento, nesse primeiro momento, será destinado para pacientes com quadro leves a moderados de pessoas imunocomprometidos acima de 18 anos.

O médico infectologista, Ricardo, afirma que é preciso criar regras devido a pouca quantidade disponível. “Por enquanto, no começo serão poucos medicamentos disponíveis, essa realidade deve mudar com o passar do tempo, mas ainda precisamos de critérios para poder disponibilizar a madicação”.

Dengue

A dengue também foi assunto abordado na coletiva com a imprensa. Com números estáveis, a orientação é que a população siga tomando os devidos cuidados.

“Vivemos um período difícil, números altos de casos e mortes, e para evitar isso pedimos à população que sigam os cuidados. Evitando deixar água parada, o calor propicia a proliferação dos focos. A Secretaria segue com ações, mutirões, trabalho com os agentes de endemias para mobilizar a comunidade no combate à dengue”, ressalta o secretário, Osvaldo.