Secretaria de Saúde em parceria com a Unifebe realiza ação de prevenção às hepatites virais

A testagem ocorreu pela manhã e será retomada no final da tarde, a partir das 18h até às 21h15

BRUSQUE

  28 de julho de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Saúde em parceria com a Unifebe realiza ação de prevenção às hepatites virais

O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. Para marcar esse período, a Secretaria de Saúde por meio do Serviço de Assistência Especializada (Sae), em parceria com a Unifebe realiza nesta quinta-feira (28), um dia de testagem e palestra sobre a doença. As atividades iniciaram pela manhã com a fala da médica da Rede Municipal de Saúde, a gastroenterologista, Vanessa Cruz e após, a realização de testes para a comunidade. A ação é realizada no Bloco de Saúde da Unifebe, na sala F201, no bairro Santa Terezinha. A testagem ocorreu pela manhã e será retomada no final da tarde, a partir das 18h até às 21h15.

De acordo com Vanessa, a região Sul ocupa o segundo lugar no Brasil com mais casos de hepatites B e C, por isso, a importância da realização do exame preventivo. “É uma doença que em muitos casos ela é assintomática, os pacientes não sentem nada, por isso a realização do teste é fundamental para que o paciente não evolua na doença e ela seja tratada precocemente”.

Vanessa explica que o teste é simples, basta o cidadão preencher um formulário rápido, e depois é feita a coleta de sangue, retirada do dedo. “Tiramos um pouquinho de sangue do dedo e já conseguimos realizar o exame. É rápido, e em 15 minutos a pessoa já sabe o resultado”.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, salienta que durante a ação quatro testes serão realizados, o da hepatite B e C, da Sífilis e também do HIV. E que a partir de um diagnóstico positivo é feito o encaminhamento via Sae para tratamento. “Temos um serviço estruturado, com médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, enfim uma equipe especializada para acolher os pacientes e minimizar os danos das doenças nas pessoas. Por isso, ressalto a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e também para que possamos evitar a propagação”

De acordo com Ariane, o Sae, no momento atende 562 pessoas que fazem o tratamento da hepatite B e 242 da hepatite C e ainda 1112 pessoas com HIV. E por fim, ela alerta, que os mesmos testes são ofertados de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com os horários de funcionamento, ou seja, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem agendamento.

Inscreva-se na newsletter.