Secretaria de Saúde em parceria com a Unifebe inaugura segunda sala de pequenas cirurgias

21 de junho de 2022

Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde em parceria com a Unifebe, por meio do projeto de Ambulatório Escola, inaugurou a segunda sala de pequenas cirurgias. O espaço será no Centro de Serviços em Saúde, onde já tem um local para esse atendimento e dará celeridade nos procedimentos. Participaram do ato, o vice-prefeito, Gilmar Doerner, o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, o vice-reitor, Sérgio Rubens Fantini, o pró-reitor de graduação, Sidnei Gripa, e os diretores da Secretaria.

O vice-prefeito, Gilmar, disse estar feliz de participar de um momento importante para a administração. “É mais um passo enorme, tenho sorte de estar passando por esse momento, tenho certeza que vai fazer muita diferença para a nossa população, vai acrescentar muito nos atendimentos, e para os acadêmicos também será especial, eles terão o primeiro contato com os paciente, intervindo em algumas pequenas cirurgias”.

A comunidade será encaminhada por agendamento pelas Unidades Básicas de Saúde, como habitualmente ocorre. E contará com a atuação dos acadêmicos do curso de medicina da Unifebe, acompanhados de dois profissionais médicos da Rede Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário Osvaldo, a inauguração do espaço é um grande avanço para a medicina de Brusque. “Vamos proporcionar uma ampliação da rede de atendimentos, e trazer os alunos para o aprendizado, difundindo conhecimento e ensino, esse é o grande papel da universidade e junto com a Secretaria de Saúde, isso tem acontecido, e agora de uma forma ainda mais prática”.

Osvaldo explica que na sala serão realizados todos aqueles pequenos procedimentos que não precisam necessariamente serem feitos em ambientes hospitalares e que podem ser realizados com anestesia local. “Serão feitas as retiradas de pequenos tumores de pele, lipomas, verrugas, algumas manchinhas, enfim, lesões que não demandam uma internação”.

A reitora, Rosemari, destacou a união da Unifebe com a Prefeitura. “Temos uma parceria bastante consolidada, e destacou que o curso de medicina é voltado para a prática, e com essa sala vamos ampliar ainda mais isso. Os nossos alunos que já estão na sétima fase, indo para a oitava, terão essa oportunidade. Isso é bom para o município, é bom para a universidade, mas também é muito importante para a sociedade que ganhará muito com isso”.

Por meio de um termo de doação a Unifebe concedeu equipamentos, como eletrocautério, foco cirúrgico e maca, entre outros instrumentos necessários para o funcionamento da sala.