Secretaria de Saúde e Hospital Azambuja passam a disponibilizar um pronto atendimento específico para gestantes

Uma sala restrita e humanizada será a porta de entrada para os atendimentos

28 de novembro de 2022

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital Azambuja passa a disponibilizar a partir desta segunda-feira (28), um Ambulatório de Obstetrícia, ou seja, um local específico para as gestantes no hospital. Com isso, as mulheres grávidas que tiverem alguma emergência terão um local diferenciado para acessar o tratamento médico. Uma sala restrita e humanizada será a porta de entrada para os atendimentos. A Secretaria irá investir mensalmente R$ 46,800 um aditivo feito no contrato que já existe entre o poder público e o hospital.

O prefeito, Ari Vequi, salientou a importância dessa realização. “Preparamos um espaço para que a gestante não precise ser atendida junto com os demais, sabemos as dificuldades, a angústia do momento e precisavámos proporcionar um atendimento direcionado. Esse é mais um dos tantos avanços que a parceria da Prefeitura com o hospital vem trazendo à população. ”

De acordo com o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, a ação está preconizada na Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados voltados às gestantes e puérperas. “Mais uma dia especial para a nossa administração, é mais um compromisso que o prefeito Ari havia se comprometido na sua campanha eleitoral e que felizmente foi concretizada com essa inauguração. Vamos dar um tratamento diferenciado às nossas gestantes, que vão ter um espaço exclusivo para acolhimento e atendimento. Além do espaço aleitar que também irá contribuir com as mulheres no início da amamentação”.

Para o gestor administrativo do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, esse é mais um avanço na qualidade da saúde de Brusque e região. “É mais um benefício para a comunidade, mais uma implantação para o aumento da nossa capacidade técnica. É mais um trabalho de expansão da Rede Cegonha. A porta de entrada da gestante será próxima da sala de parto e isso com certeza facilitará no deslocamento dessas mulheres, assim sendo mais confortável, com um melhor atendimento”.

Também esteve presente na inauguração, o diretor-administrativo do hospital, padre Nélio Roberto Schwanke, destacou que o novo espaço irá facilitar o bem-estar da população. “Com o atendimento mais localizado e centralizado com certeza trará benefícios para as gestantes, vai fazer com que elas se sintam mais seguras e muito mais confortaveis”.

O novo pronto atendimento tem acesso pela área em que estavam instalados os antigos consultórios médicos. Serão 12 horas de atendimento, das 7h às 19h.

Espaço aleitar

O Espaço Aleitar surgiu em parceria entre a Secretária de Saúde e o Hospital Azambuja com o objetivo de promover o aleitamento e melhorar nos indicadores de aleitamento exclusivo na alta hospitalar.

O projeto será desenvolvido em uma sala localizada dentro da maternidade do hospital onde uma técnica de enfermagem do serviço Amamenta Brusque estará disponível todas as tardes em dias úteis para auxiliar as mulheres e os seus bebês no início do processo da amamentação, assim como também executar as ações de promoção da saúde do projeto Primeiro Abraço através dos agendamentos dos atendimentos nas primeiras semanas de vida do recém-nascido.

A enfermeira e coordenadora do programa Amamenta Brusque, Sheila Neves, explica que o hospital disponibilizará a sala com os equipamentos necessários para os atendimentos, assim como também uma técnica de enfermagem que estará com mais frequência nos quartos auxiliando as mães durante o dia.

“Esperamos que com esse reforço e esforço de ambas as instituições o município de Brusque possa cada vez mais ter bons indicadores de aleitamento, oferecendo às famílias brusquenses todo apoio necessário nesses primeiros dias que podem às vezes serem tão desafiadores”, salienta Sheila.