Secretaria de Saúde divulga ações de combate a Covid-19 e a síndrome gripal

Encontro com a imprensa foi realizado na tarde desta terça-feira (11)

11 de janeiro de 2022

Secretaria de Saúde divulga ações de combate a Covid-19 e a síndrome gripal

Na tarde desta terça-feira (11), em coletiva com a imprensa a Secretaria de Saúde, por meio do secretário, Osvaldo Quirino de Souza, diretores e prefeito em exercício, Gilmar Doerner, levaram a conhecimento da população as ações feitas em relação a Covid-19 e ao aumento no número de pessoas com síndrome gripal. O encontro com a imprensa, ocorreu na sede da Secretaria, junto ao Centro de Serviços, no Centro.

O secretário, Osvaldo, salienta que Brusque está vivendo a mesma situação do país. “Brusque não é uma ilha isolada, então nós também estamos nesta onda que afeta o país todo. A síndrome gripal atinge está atingindo muitas pessoas ao mesmo tempo e elas estão buscando atendimento. Mas reforço somos feitos de pessoas, humanos, e tivemos baixas consideráveis no quadro funcional, então vivemos um momento de excessão”.

Osvaldo destaca que a cidade não tem pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos sem nenhum paciente na UTI, o sistema não entrou em colapso. Temos opiniões diferentes, mas não podemos disseminar um caos. A administração está atenta, mudando o cenário, mudaremos a conduta”.

O médico infectologista, Ricardo Freitas, afirma que as festas de final de ano foram as responsáveis pelo aumento de casos. “As pessoas se aglomeraram, relaxaram, e a contaminação aconteceu. Mas mesmo com o aumento no número de pessoas com síndrome gripal, o número de pessoas internadas é mínimo. E esse é nosso objetivo evitar a mortalidade. E que as pessoas fiquem doentes”.

Ele salienta que a população está assustada. “A grande preocupação da população é a testagem, e estão com medo. Temos um tempo de três semanas para esperarmos a acomodação da doença e a gravidade dela. Por isso, precisamos aguardar e repensar na reabertura do Centro de Triagem ou outra situação para conter”.

O prefeito em exercício, Gilmar Doerner, pediu calma à população. “Desde que assumi busquei tomar conhecimento e acompanhar de perto a situação. Estamos empenhados, trabalhando, preocupados, não estamos de braços cruzados. São humanos que estão atendendo. E reforço que não estamos descartando a abertura do CT, mas sim vamos fazer de acordo com a necessidade”.

Centro de Triagem

Sobre a abertura do Centro de Triagem, o secretário diz que em uma decisão conjunta, baseada em aspectos científicos, foi decidido que, por enquanto, não há necessidade.

“Entendemos que nesse momento a abertura do Centro de Triagem não é necessária. Mas teremos alternativas. Está todo mundo tentando dar o seu melhor, juntos, na busca de uma melhoria dessa situação. Atualmente temos mais pontos de atendimentos que o Centro de Triagem oferecia, e também temos médicos 24h, situação que o CT não permitia. Tínhamos quatro médicos no CT e agora são 15 profissionais na área”.

Unidade Móvel de atendimento

Além das medidas já tomadas, a partir de quinta-feira (13), a Secretaria de Saúde irá disponibilizar para a comunidade uma unidade móvel de atendimento que ficará na Praça Barão de Schneeburg das 8h às 17h sem fechar para almoço. Onde serão feitas as testagens e consultas. Uma equipe composta por um médico, um farmacêutico, e um enfermeiro estarão no local.

Outra medida, é a disponibilidade de uma tenda informativa, junto ao Terminal Urbano, no Centro, para orientar a população sobre o fluxo de atendimento.