Secretaria de Saúde desenvolve serviço de cuidado farmacêutico

O objetivo é dar suporte aos pacientes e consequentemente melhorar diretamente o tratamento da doença

BRUSQUE

  23 de junho de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Saúde desenvolve serviço de cuidado farmacêutico

Entre as frentes de trabalho da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (22), foi apresentado, na Uniasselvi, para os médicos da Atenção Básica, o projeto que aborda o cuidado farmacêutico, que é realizado por meio da Atenção Farmacêutica. O objetivo do serviço é focar diretamente no tratamento do usuário, entender as necessidades, as dificuldades para melhorar a adesão, e consequentemente o tratamento da doença.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, salientou a importância desse serviço. “O farmacêutico vai acolher, atender, ver os medicamentos que o paciente faz uso, se ele pode ser tomado com outros tipos, como ele está fazendo o uso, se está tomando no horário certo, se porventura alguns deles causam alguma reação, se pode ser substituído, enfim, assim vamos atingir o nosso alvo, que é o ser humano, os cuidados com a saúde, e assim melhorar a qualidade de vida, as pessoas passaram a produzir melhor, e poderem ter uma vida mais feliz”.

A diretora de Atenção Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi, destacou a importância de o usuário ter o medicamento, mas saber usar de maneira correta. “Esse serviço vem para garantir uma farmacoterapia mais efetiva, mais segura, e também mais conveniente para realidade de cada paciente. O projeto vem como um apoio, principalmente aos prescritores e assim esperamos dar maior suporte quando se fala em adesão ao tratamento”.

Patrícia explica que o serviço foi ofertado pelo esforço da equipe de trabalho que debateu e entendeu que esse projeto pudesse ser viabilizado em Brusque. O serviço já está implantado, e é feito por agendamento pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). E em outras oportunidades o projeto também já foi apresentado para técnicos em enfermagem, enfermeiros e na quarta-feira (22), aos médicos.

A farmacêutica da rede, Tereza Busnardo, salienta que a parceria com as UBS é importante. “São os profissionais da unidade que vão identificar as demandas e vão nos encaminhar, ou seja, pacientes que estão confusos com o uso dos medicamentos, que apresentem reações adversas, enfim, vamos ter mais proximidade entre os serviços”.

Inscreva-se na newsletter.