Secretaria de Saúde alerta para os cuidados contra a dengue nos cemitérios

A população precisa estar atenta a alguns cuidados principalmente em relação aos vasos de flores

BRUSQUE

  31 de outubro de 2022


Ouça o texto
Secretaria de Saúde alerta para os cuidados contra a dengue nos cemitérios

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, orienta a população em relação aos cuidados preventivos contra a dengue, principalmente nos cemitérios. No dia 02, Dia de Finados, a atenção deve ser redobrada. Brusque viveu um ano atípico com a doença, o número de casos e focos foi bastante expressivo em 2022, por isso, com a chegada do calor e as chuvas a população precisa estar atenta para que a doença permaneça estabilizada.

A diretora da Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, salienta a necessidade da compressão da população. “Pedimos o apoio da comunidade, sabemos que as pessoas querem levar flores aos entes queridos, e isso pode ocorrer normalmente, o que se precisa é tomar os devidos cuidados. Estamos em uma época do ano que propicia a multiplicação dos focos”.

Ariane ressalta que, de acordo com o decreto nº 1.897, do governo do Estado, os agentes estão autorizados a retirar os vasos das sepulturas que não estiverem de acordo com as regras. “É uma determinação estadual que nossos agentes façam esse trabalho de recolhimento em caso de necessidade, uma das situações recorrentes é em relação àqueles que possuem um plástico ao redor, é preciso retirar. Então para evitar transtornos, pedimos que a população siga as regras, e juntos vamos continuar combatendo a dengue”.

Confira os cuidados preventivos nos cemitérios

De acordo com o decreto estadual, alguns cuidados são primordiais para evitar a proliferação do mosquito:

  • Não é permitido o uso de invólucro de plástico ou pratinhos nos vasos, floreiras ou
    quaisquer outros tipos de recipientes.
  • Em sepulturas, túmulos ou monumentos funerários não devem ser mantidos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes que acumulem água.
  • Os vasos, as floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes devem estar
    devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda, evitando o acúmulo de água.

Inscreva-se na newsletter.